2016-02-23

MAIS DO QUE O NÚMERO…O SIGNIFICADO!

O “Notícias à Terça” – uma página que nos apresenta semanalmente informação sobre S. Tomé e Príncipe e dedicadamente trabalhada pelo nosso amigo Carlos Dias – chegou ao número mítico 300. 


Por ocasião da edição nº 250, tive a oportunidade de – celebrando o acontecimento – enaltecer a persistência, o gosto, o serviço do Carlos Dias para com o país e para com as comunidades diversas de são-tomenses em Portugal.
         Não querendo agora repetir-me, sou obrigado a aprofundar as razões que levarão este homem – para muitos de nós um camarada, para outros o mais velho, e para todos um amigo – a coligir e a trabalhar a informação mais diversa e apetecível sobre o país que é o seu [embora viva na diáspora] em cada semana dos muitos meses e anos que já leva na função.
         A proximidade, a Amizade, a emoção, o carinho – numa análise a um patamar mais elevado posso mesmo dizer o AMOR à Terra e às suas Gentes – estão na origem do facto. E depois a PAIXÃO pela escrita. Carlos Dias não recebe honorários pelo trabalho que apresenta. Pelo contrário, investe tempo e dinheiro nesta função cultural. Muito para além da informação, muito mais do que o ato de comunicar – o editor do Notícias à Terça assume a prática de, embora não opinando declaradamente, dizer o que sabe, escrever o que sente e quantas vezes explicar o que relata.
         É sem dúvida um trabalho que bebe muito no que resulta da “Galáxia de Bill Gates” – aproveitando a Internet e a subsequente Globalização – mas é igualmente um valioso ato cultural. Informa, divulga e permite questionar.
         Que o possamos fazer, em conjunto, por muito mais tempo. Um grande e muito grato abraço ao Carlos Dias. Parabéns pelos 300 números do Notícias à Terça.
António Bondoso
23 de Fevereiro de 2016. 

Sem comentários: