2018-09-14


EXPODEMO 2018 – UMA RENOVAÇÃO PERMANENTE.
A «Expodemo», a par das «Jornadas de Cidadania», é talvez o expoente máximo da «centralidade» que Moimenta da Beira tem vindo a buscar de há uns anos a esta parte e que tem tido tradução particularmente nas áreas da Saúde e do Ensino. 


José Eduardo Ferreira, o atual Presidente da Câmara que vai cumprindo o seu último mandato, tem procurado cimentar essa centralidade de uma forma muito dinâmica, lembrando os fatores da «proximidade, legitimidade, lealdade e humildade» para a liderança da região que Moimenta da Beira deve assumir. Como tem vindo a realçar, ou a região se desenvolve em conjunto…ou poderá vir a desaparecer igualmente em conjunto.
Uma nota que tem pautado a sua atuação como líder do município é o reconhecimento do esforço de cada um – individualmente ou de forma coletiva – nas empresas e nas mais diversas instituições. E isso, como tem repetido, constitui o maior estímulo à sua atividade enquanto servidor, em condições especialmente difíceis. Há uns tempos, dizia-me não ter encontrado resistências nem más vontades. Pelo contrário, frisou, «vejo em todos uma grande vontade de seguir em frente, de ultrapassar as dificuldades e também uma enorme compreensão relativamente às dificuldades por que passamos. Quero tributar um sentido reconhecimento a todos quantos empurram, todos os dias, em condições tão difíceis, a vida para a frente». 



E esta edição do certame que deu vida a Moimenta e à região, apresenta – como todas as outras – algo de novo. A «maçã» e os «vinhos e espumantes» continuam como tema central, mas a decoração das ruas está diferente. No cartaz cultural o destaque vai para a presença de Jorge Palma, mas há igualmente uma coreografia inédita produzida pela “Dança Criativa”. O programa comporta também a estreia de uma prova de resistência BTT «Terras do Demo» e não deixará de ser notada a presença de 10 jornalistas de sete nacionalidades (Hungria, França, Estados Unidos da América, Reino Unido, Eslovénia, Espanha e Portugal) que já se encontram no concelho. Os dez profissionais de comunicação social pertencem à Federação Internacional de Jornalistas e Escritores de Vinho (FIJEV).


António Bondoso
Jornalista (CP.150 A)
Setembro de 2018.

Sem comentários: