2014-12-10


ATÉ OS MORTOS FALAM NA RÁDIO.
(Versão atualizada em 10 de Dezembro de 2014)

Foto do Arquivo de A. Bondoso
Iracema Torres e o filho Ricardo

As más notícias não escolhem hora nem dia. Nem sequer a circunstância. E esta foi marcante, sobretudo pela proximidade e pela cumplicidade de muitos anos.
Mais ou menos contemporâneos na ex-EN, só nos viríamos a cruzar já em finais da década de 70 do século passado, quando a Iracema Torres pediu a sua transferência para a delegação da RDP no Porto. Natural de Paredes de Coura, a Iracema havia concorrido aos quadros da ex-Emissora Nacional em Lisboa. Como Secretária, função que sempre desempenhou com profissionalismo, competência e sentido de responsabilidade.
No Porto, exerceu a sua atividade na Redação – chegando a ter uma ação decisiva nos objetivos do Secretariado e do Arquivo, em colaboração muito próxima com a chefia da Redação. Era ela talvez a única que percebia a minha escrita manual, quase “adivinhando” uma palavra em falta.
Quando fui “compulsivamente transferido” para a Secção Desportiva, num dos meus “saneamentos”, a Iracema acompanhou-me, tal como quando me “obrigaram” a assumir a responsabilidade pelo “Secretariado”, antes de – no início de 1994 – ter partido para Macau.
Atravessou um período difícil durante a minha ausência em Macau, mas passou a secretariar o Chefe dos Serviços de Informação, aquando do meu regresso da missão de serviço na TDM. Discreta e leal, Iracema Torres faleceu hoje no IPO do Porto com 65 anos de idade, vítima de um cancro muito invasivo.
Foi uma de nove irmãos – cinco ainda vivos – e deixa um filho, Ricardo, que vimos crescer ali nas instalações da Cândido dos Reis e que hoje desempenha as funções de técnico de som na Casa da Música, no Porto, sendo igualmente um dos membros do coro da instituição. Para toda a família, mas particularmente para o Ricardo, fica o meu gesto de carinho e de consideração por ter tido o privilégio de trabalhar com a Iracema. Até um dia destes. 

Foto do Arquivo de A. Bondoso
Numa Festa de Natal da RDP, no Porto, com Ruth Soares, minha mulher Maria do Amparo e meu filho António Miguel 

António Bondoso
Jornalista

Sem comentários: