2010-12-04

À VOLTA DE MIM E DO MUNDO !

UM AMIGO...


As amizades, as grandes e verdadeiras, podem começar por um simples acto de desconfiança. Mas não morrem nunca !
Foi mais ou menos assim que conheci o Gonçalo Nuno de Faria Taveira Peixoto - simplesmente Nuno Faria na camaradagem da Redacção da Rádio. Tinha acontecido o 25 de Novembro de 75, dava-se início à nacionalização da Rádio, começava um dos maiores desafios que o meio já havia conhecido em Portugal.
E o Nuno, que deixava de pertencer ao Rádio Clube Português - no Porto - passava a integrar os quadros da RDP, tal como eu - oriundo da Emissora Nacional que tinha os estúdios na Rua Cândido dos Reis.
E foi ali que o Nuno chegou, rotulado como um "perigoso comunista", para trabalhar comigo - de quem lhe haviam transmitido a ideia de um "perigoso fascista". No meio e naquela época do PREC assim se classificavam as pessoas.
Mas nós ultrapassámos isso. Discutindo, gritando, falando... e trabalhando. Com seriedade. Pode dizer-se que, do meio de turbulentas RGT's ( Reuniões Gerais de Trabalhadores) nasceu uma tranquila e sólida amizade. Como defini num poema sobre o tema, ser amigo é também quase nunca estar de acordo.
E os rótulos - não se confirmando - desapareceram naturalmente...
A situação de aposentados - forçadamente antecipada - conduziu a uma cumplicidade menos presente do que ambos desejávamos. Mas ficou o respeito pelo carácter. E agora, que ele partiu, apenas muda a circunstância. Continuaremos a ver-nos sempre que possível nos gestos e nas vozes da Graça - sua companheira - e dos filhos Rita e Duarte. E continuaremos a tomar um café ou um copo ali no Ceuta ou no Aviz. A meio ou ao final da tarde, que a manhã é para descansar !
Descansar desta dor de ver partir mais um camarada, sobretudo um amigo, "o nosso galego" como me dizia o Maciel - ao ligar-me dos Açores para me dar a triste notícia. O seu "cordão umbilical" à Galiza, à Nação Galega como lhe chamava, era muito forte. E contagiou-me, naturalmente.
Um "aperto" Nuno.

António Bondoso
3 Dez. 2010

4 comentários:

Unknown disse...

Bom recordá-lo, camarada !
Sempre bom recordar quantos já partiram - ficando em nós, belas recordações, que abraçamos junto ao coração ! *

Abraço, companheiro !

Edmilson disse...

É realmente triste quando se parte um grande amigo e só nos resta a saudade!

jose disse...

HELLO:

My name is Magic, i want to invite you to my blog http://top50world.blogspot.com
there, you can vote or give your favorite artist of all countries!! if your country isnt in the list, you can say it!!! say to all your friends, and go to join the new top of the world, the top 50 world!!!

Tempero Musical disse...

Antônio Bondoso....
:0)
Que bonitinho seu nome.
Estava passeando pela net e vi seu blog... Tenho um blog musical, bastante eclético. A proposta é a divisão musical segundo temperos e cores auditivas. www.temperomusical.blogspot.com
Abraço.