2011-12-09

À VOLTA DE MIM E DO MUNDO !


Dobra a finados na Europa. O “eixo” renasce !

Acordo intergovernamental à custa das pessoas sem que elas sejam ouvidas ? Como diria Almada Negreiros “modernista” – Portugal não está no passado nem no presente! Os portugueses não fazem ideia do que seja uma Nação – um conjunto nacional, um pensamento comum, uma vontade unânime e colectiva. A Nação está incompetente para utilizar os valores dos seus cidadãos, não sabe utilizar as suas capacidades.

Aceitamos tudo o que os poderosos nos querem impor.

Sabe-se que a intervenção do BCE seria decisiva para evitar mais recessão na Europa, mas o eixo (onde é que eu já ouvi esta palavra?) impôs as suas teorias e os seus interesses. Por uma vez sou levado a estar com a posição inglesa.

Aquele que tem sido nomeado frequentemente como a “voz da consciência” da economia – Amartya Sen – bem lembrou que a Europa devia esperar pelo momento certo para reduzir a dívida pública.

Por outro lado, é neste cenário complexo e difícil que os 27 decidem passar a 28 – com a adesão da Croácia – um exemplo de virtudes democráticas.

Recordo o “dilema” de Augusto Rogério Leitão, Prof de RI na Universidade de Coimbra : = Ou a União opta por ser fundamentalmente uma Zona de Livre Comércio (…) e as suas fronteiras poderão alargar-se; ou opta por uma união política com maior partilha das soberanias, e as suas fronteiras terão de ser menos extensas.

Tudo ao contrário. Rogério Leitão teme (continua a temer) o divórcio entre os povos europeus e o passo de corrida das elites na construção europeia.

Reparemos na expressão conclusiva que o 1ºM PPC revelou aos jornalistas portugueses:--- O tempo dirá se... o tempo dirá se...

O tempo – esse eterno rival da convicção e da competência !

Sem comentários: