2016-03-08

A PROPÓSITO DE CONSENSOS E DE DISCURSOS. 

Marcelo Rebelo de Sousa vai tomar posse amanhã como Presidente da República. Jornalista, Comentador, Político e Professor Universitário - Marcelo é reconhecidamente mediático e um especialista em fabricar cenários sociais e políticos. Há uns anos, era ele comentador na TSF, fez publicar as suas crónicas em livro, chamando-lhe UM ANO EM EXAME. Uma dessas crónicas, de 8 de Maio de 1994, foi dedicada ao então Presidente Mário Soares e à sua participação no Congresso "Portugal:que futuro?"- com o título UM DISCURSO ERRADO NO LOCAL ERRADO. 
Lembrando-me do discurso. no mínimo INFLAMADO, que o cessante PR Cavaco Silva fez - quer na noite eleitoral de 2010, quer na sequente tomada de posse - confesso estar curioso para escutar o discurso de posse de Marcelo Rebelo de Sousa, sabendo que a época é de crise, tal como era já em 1994 com Cavaco no cargo de 1ºM. Cavaco Silva que, na altura, Marcelo classificava como o anti-herói. 
As páginas da crónica de Marcelo estão aí para ser lidas. Mas não me dispenso de colocar em destaque um excerto que pode vir a servir de reflexão futura. Recordo que à época, Marcelo criticou o discurso de Mário Soares, salientando bem mais aspetos negativos do que positivos - como se depreende, aliás, do título da crónica:   
(...) "Mas não é líquido que o consensualismo seja necessariamente a melhor forma para resolver todos os problemas. É certamente para os problemas de regime. Mas não é útil haver alternativas opostas, diferentes, que permitam, no seu cotejo, precisamente a alternância de que também fala? Há uma confusão básica entre o desejar a alternância e, por outro lado, obter um consenso num diálogo inorgânico com a sociedade civil" (...) 
Esperemos, para ouvir o discurso de amanhã.










Sem comentários: