2021-02-24

DAS GUERRAS E SEUS EFEITOS...


Foto da Web 

DAS GUERRAS E SEUS EFEITOS…ou de como o Homem, com o seu sentido de predador nato, sempre utilizou a força e a barbárie para obter poder. A guerra é a minha pátria – diz Pierre Drieu La Rochelle; a guerra é sobretudo sofrimento, segundo Robert Fisk; a guerra é a grande experiência, escreve Almada. Ou, seguindo a «escrita da guerra» que nos oferece Rui de Azevedo Teixeira, no seu recente “Ensaios de Espelho”, «A violência é parte da raiz do homem; a tendência para a agressão é, tal como a pulsão erótica, parte da essência do homo sapiens, como já o fora do proto-homem, tão bem estudado por Raymond Dart». Teixeira cita mesmo uma expressão de Freud, segundo a qual a guerra mostra o que a civilização tapa.

Numa perspetiva diversa e com oportunidade – já que muito se tem falado de guerra nos últimos tempos em Portugal – a RTP2 exibe, a partir de hoje, um documentário com o qual se pretende dar a conhecer aspetos particulares da violência da II Guerra Mundial. Ali se ouve, por exemplo, que as guerras nunca acabam e que «o inferno começa quando a guerra termina e dura toda a vida». Só por si, não deixa de ser uma frase de extrema violência, proferida por uma mulher norueguesa que foi obrigada a procriar com um soldado alemão durante a ocupação nazi. E foram entre 30 a 50 mil as mulheres nessa situação, tendo ficado conhecidas como “garotas alemãs”. Humilhadas e violentadas no final da guerra, só em 2018 viram o seu governo pedir desculpas pelo tratamento vergonhoso a que foram sujeitas.

Mas, continuando a citar Teixeira…«assim como a água não tem forma permanente, não existem na guerra formas estáveis», ensina o primeiro dos grandes estudiosos da guerra Sun-Tzu. E prossegue, agora com Pessoa, para quem – com a guerra – passa «a ser legítima a solução animal das questões».

Por outro lado e contextualizando os primeiros anos do século XX, mais precisamente 1917, uma breve referência ao «Ultimatum Futurista» de Almada Negreiros, no qual se faz a apologia da guerra: “Ide buscar na guerra da Europa toda a força da nossa nova pátria. (…) A guerra serve para mostrar os fortes mas salva os fracos. (…) É na guerra que se acordam as qualidades e que os privilegiados se ultrapassam». Depois, com a barbárie da II Guerra e de todas as guerras que foram enchendo o globo – concretamente a guerra de África ou Colonial – talvez Almada tivesse escrito um outro «ultimatum».



Foto da Web
 António Bondoso

Fevereiro de 2021.


Sem comentários: