2022-02-24

 O que faz sentido, hoje, refletir. Do livro de Almada Negreiros A INVENÇÃO DO DIA CLARO – 1921. LIBERDADE!

O que faz sentido, hoje, refletir. Do livro de Almada Negreiros A INVENÇÃO DO DIA CLARO – 1921.

“LIBERDADE

Quando entrei na cidade fiquei sozinho no meio da multidão.

Em redor as portas estavam abertas. A multidão entrava naturalmente pelas portas abertas. Por cima das portas havia tabuletas onde estava colada aquela palavra que sobe – Liberdade!

Entrei por uma porta. Entrei como uma farpa!

Era uma ratoeira, Mãe! era uma ratoeira! Se eu tivesse entrado como uma agulha podia ter saído como uma agulha, mas entrei como uma farpa, fiz sangue verdadeiro, já não me esquece. Aconteceu exactamente. Dei um mau jeito nos rins por causa da ratoeira! Ainda me lembro da palavra – Liberdade!”

Almada Negreiros.

====

Deixo apenas um pequeno vídeo de minha autoria, exatamente sobre a Liberdade, elaborado em 2013. 

https://youtu.be/jZKhvEiS7x8

António Bondoso

24 de Fevereiro de 2022


Sem comentários: