2023-12-09

CEIA DE NATAL - PARÓQUIA DE S. JOÃO BAPTISTA - MOIMENTA DA BEIRA

Já escrevi num outro espaço que “Há um Natal anunciado...mas para tantos adiado. E neste mundo «apagado» resta, longe, uma débil luz d'esperança”.


Que, apesar de tudo, ainda foi suficiente para chegar a Moimenta da Beira. De forma simples, mas com muita dedicação, mais uma vez teve lugar a «Ceia de Natal da Paróquia» de S. João Baptista.

Sala cheia no auditório do antigo Externato Infante D. Henrique – que agora acolhe o ensino pré-universitário – noite animada e participada, com alegria e boa disposição. E apetite, claro.

«Bacalhau assado com batatas à-murro», um prato excelentemente confecionado pelo Armindo, pela Odete, a Cândida, a Carla e a Magui, sem esquecer muitos outros voluntários que completaram o «menu», oferecendo sobremesas de excelência, das rabanadas às filhós, passando pelo arroz-doce, aletria, tartes diversas, maçã assada, pudins e frutas variadas.


À Ceia não faltou igualmente animação, com o João a despir o sobretudo da Junta de Freguesia, tocando e cantando músicas de sabor popular, não faltando até os «parabéns a você» para dois dos convivas.  

         E como é normal até o Padre ajudou…e dançou! Diamantino Duarte, o Pároco de Moimenta da Beira, também subiu ao palco para dizer não ter como agradecer o empenho da comunidade, mas afirmou rezar por todos, desejando saúde e alegria nestes tempos de um mundo conturbado ao qual Moimenta não tem como escapar.

Uma última nota para realçar igualmente a presença de dois vereadores do atual executivo municipal.

Se houver saúde e se tudo correr bem, ainda com a bênção do Padre Diamantino, para o ano há mais. E que haja neve…para mais um «boneco». Parabéns a todos os envolvidos no evento.


António Bondoso

Dezembro de 2023.


1 comentário:

Denisa Sousa disse...

Não há nada melhor do que ver a nossa gente junta e tanto calor humano. Parabéns a quem proporcionou o banquete, parabéns a quem compareceu, mas o mais importante é manter e manter a verdadeira vela da fé e da irmandade acesa.