PROFISSIONALISMO QUER DIZER RIGOR E COMPETÊNCIA !
Socorro-me do título de Francesco Alberoni, para lembrar aos profissionais do jornalismo que é preciso ter coragem. É um "instrumento" que não se compra, assume-se ! E, para isso, é preciso ser-se responsável, saber o conceito e ter-se o sentido da ética !
Esta introdução daria para muitas matérias, mas cá estou eu - de novo - com o futebol e com os "camaradas" (peço desculpa!) das televisões.
O F.C. do Porto perdeu em Liverpool - os números não deixam margem para dúvidas - mas isso não pode influenciar o rigor (a falta de...) de quem descreve (vendo) lances como o da grande penalidade que deu origem ao terceiro golo dos ingleses. O clube azul e branco perdeu e pronto! Não há "derrotas morais" - e as "vitórias morais" são muito caras, estando (apesar disso) muito na moda nos últimos tempos para Paulo Bento e Soares Franco e para Camacho e encarnados Kadafianos.
O que eu quero dizer é que, naquele lance do jogo da Liga dos Campeões, o árbitro conseguiu transformar um livre contra o Liverpool num penalty contra os portistas. O jogador Stepanov, quando levanta o braço esquerdo e toca na bola, fê-lo pressionado pelo atacante inglês, pendurado, agarrado - como que "afogando" o náufrago naquele mar inclinado (muito encarnado) de Anfield Road. Tal como já acontecera, dias antes, no Dragão - um jogo muito Xist(r)oso - mas o Setúbal não tem a força de um Liverpool ! Na transmissão em directo ninguém o pode evitar ( e penso até que o realizador inglês foi "longe demais"...) - mas há um ângulo de visão em movimento lento que mostra claramente a falta do atacante inglês ! Dos "ingleses" nada me admira. Logo que deram pelo "erro", essa imagem foi esquecida. Mas dos portugueses - meu Deus! Blasfémia. De esquecida, a imagem passou a censurada. Nunca mais se viu ! E uma mentira tantas vezes repetida, passou a ser verdade !
TENHAM CORAGEM !
NOTA:- ainda não li os "especialistas" da Imprensa.
BOA SORTE PARA O BRAGA !
AB.
2007-11-29
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário