2007-11-29

TENHAM CORAGEM !

PROFISSIONALISMO QUER DIZER RIGOR E COMPETÊNCIA !

Socorro-me do título de Francesco Alberoni, para lembrar aos profissionais do jornalismo que é preciso ter coragem. É um "instrumento" que não se compra, assume-se ! E, para isso, é preciso ser-se responsável, saber o conceito e ter-se o sentido da ética !

Esta introdução daria para muitas matérias, mas cá estou eu - de novo - com o futebol e com os "camaradas" (peço desculpa!) das televisões.
O F.C. do Porto perdeu em Liverpool - os números não deixam margem para dúvidas - mas isso não pode influenciar o rigor (a falta de...) de quem descreve (vendo) lances como o da grande penalidade que deu origem ao terceiro golo dos ingleses. O clube azul e branco perdeu e pronto! Não há "derrotas morais" - e as "vitórias morais" são muito caras, estando (apesar disso) muito na moda nos últimos tempos para Paulo Bento e Soares Franco e para Camacho e encarnados Kadafianos.
O que eu quero dizer é que, naquele lance do jogo da Liga dos Campeões, o árbitro conseguiu transformar um livre contra o Liverpool num penalty contra os portistas. O jogador Stepanov, quando levanta o braço esquerdo e toca na bola, fê-lo pressionado pelo atacante inglês, pendurado, agarrado - como que "afogando" o náufrago naquele mar inclinado (muito encarnado) de Anfield Road. Tal como já acontecera, dias antes, no Dragão - um jogo muito Xist(r)oso - mas o Setúbal não tem a força de um Liverpool ! Na transmissão em directo ninguém o pode evitar ( e penso até que o realizador inglês foi "longe demais"...) - mas há um ângulo de visão em movimento lento que mostra claramente a falta do atacante inglês ! Dos "ingleses" nada me admira. Logo que deram pelo "erro", essa imagem foi esquecida. Mas dos portugueses - meu Deus! Blasfémia. De esquecida, a imagem passou a censurada. Nunca mais se viu ! E uma mentira tantas vezes repetida, passou a ser verdade !
TENHAM CORAGEM !

NOTA:- ainda não li os "especialistas" da Imprensa.

BOA SORTE PARA O BRAGA !
AB.

2007-11-07

O TEMPO E AS IMAGENS - OU A FALTA DE PROFISSIONALISMO!

O MAU JORNALISMO DA SPORT TV !

Sempre disse que o "jornalismo" ou é bom ou é mau ! Quer seja em política, na cultura, na economia ou no desporto. Mas o caso do "desporto" é especial. Desde há longos anos muito poucos conseguiram ser "grandes". A "classe média" não avança nem recua - apesar de ser a maioria - e sobra ainda uma enorme parcela de "muito maus"! Curiosamente, num "meio" onde se exige grande capacidade e muito profissionalismo - a Televisão ! Ao ouvir os relatos e os comentários dos jogos, a emissão de notícias ou de programas desportivos - quase diariamente, faz-me lembrar aqueles alunos pouco aplicados que pululam por essas Universidades - privadas ou públicas - em Portugal : - não se preparam minimamente para os testes, sobretudo para aqueles em que é permitida consulta. Fiam-se demasiado na "consulta" na hora e, como nem sequer sabem onde procurar, acaba por ser pior a "emenda que o soneto". É assim no nosso "jornalismo desportivo" em Televisão ! Nem revendo as imagens - com diversos ângulos de observação - conseguem "explicar" o inexplicável ! Talvez seja do clima - com este Verão outonal- talvez seja do "status", da vaidade, da ambição, talvez... Para mim, o mais certo, é ser do "poder" ! Quem não está na Televisão não tem poder. Quem não aparece na Televisão, não existe ! É o "poder" de que dispõe a grande maioria dos "jornalistas desportivos" das nossas televisões.
Não me dá grande prazer abordar estes assuntos e tenho evitado fazê-lo há muito tempo. Confesso que também não tem sido grande a disponibilidade. Mas, desta vez, não pude evitar. A propósito daquele camarada que comentou o resumo do F.C.Porto/Marselha para a Liga dos Campeões, na Sport TV. Vistas de qualquer ângulo, as imagens não mentem ! O lance de Quaresma na área do Marselha é grande penalidade ! Quaresma caíu, tocado por um adversário que já não pode jogar a bola. Esta já lhe tinha escapado. Como se isso não bastasse, foi ainda capaz de "insinuar" que o jogador portista devia ter sido advertido com um cartão amarelo por ter "exagerado" na queda ! É obra ! Auguro-lhe um grande futuro ! Talvez na magistratura... ou na agricultura... ou na pesca - pois no jornalismo não serve. É repetidamente mau ! Sempre que aparece, fica mal na fotografia. Ou então, tira proveito do "agradar aos chefes". Sabemos que não é fácil ser-se imparcial quando joga o F.C. do Porto. E está na moda ser-se anti-portista, não vá dar-se o caso de se ser acusado de estar a favorecer o clube da Invicta - logo, estar sujeito a escutas ou a ser "implicado" nos casos do apito. Ser anti-portista não é ser imparcial ! É ser pouco inteligente, tal como ser-se anti-benfiquista, anti-sportinguista ou anti-vitoriano ( de Setúbal) ! Pode sê-lo fora do círculo dos microfones - nunca enquanto "agente/actor" da nobreprofissão do jornalismo. Ela não merece tão má figura !

NOTA: --- escrevo este "apontamento", ao jeito de desabafo, antes de ter acesso às habituais "visões" dos especialistas da arbitragem. E não estou a dizer mal do árbitro do jogo em análise. Até nem "botou" má figura. Apenas estou a apreciar o (mau) jornalista da Sport TV.