2008-01-27

AS NOVAS TECNOLOGIAS E A LÓGICA DO TUBÉRCULO

O PROBLEMA DO FUTEBOL NÃO ESTÁ NAS NOVAS TECNOLOGIAS
MAS SIM NA TÉCNICA !

Ouvi há dias, no programa "Falar Global" da Sic-Notícias, um fato às riscas com algum volume dentro a "dizer" duas coisas espantosas sobre as novas tecnologias e o futebol. Mais propriamente os árbitros.

1-- "Não faz sentido que um árbitro, hoje, valide um golo quando - pela TV - se vê que não foi" !
2 --"A não introdução das novas tecnologias ao serviço da arbitragem pode matar o futebol" !

Em Alvalade, neste século XXI, o Sporting-Porto ainda não mereceu a utilização dessas novas tecnologias que, valha a verdade, ainda muito poucos ou praticamente ninguém sabe quais virão a ser. E se resultarão !

E ainda bem ! Já viram qual teria sido a sensaboria de esperar pelas repetições das imagens ( que todo o floclore de equipamento da Sport TV não impediu que, por vezes, ficassem estáticas) para anular ou validar dois golos ? Para já não falar do cartão vermelho que deveria ter sido mostrado a Liedson ( será que o homem tem mesmo um contrato com Anjos e Santos ou só quando estes equipam de apito amarelo?) por aquela entrada sobre Helton. E de outros lances
que os especialistas vão agora dissecar ao pormenor ! Seguramente que o jogo teria acabado, não às dez mas às onze da noite !
Também ainda bem, pois -assim- Luis Filipe Vieira fica mais descansado. Uma declaração tão apressada, em cima do resultado de Alvalade !?
Mais um ainda bem, pois, -assim - a "INVESTIGAÇÃO" do "apito dourado" fica mais rica de motivos para anexar ao processo.
Um outro ainda bem, pois -assim- a Comunicação Social tem matéria para dar e vender durante os próximos tempos. A NÃO SER QUE ...
Ainda bem - há sempre mais um - pois, assim, a Opinião Pública pode alimentar e alimentar-se da mesma Comunicação Social.
Ainda bem - só mesmo mais uma vez - pois, assim, eu não teria a oportunidade de contestar as duas tiradas do senhor das riscas. Recordo que, neste espaço, já algumas vezes reiterei a ideia de que as novas tecnologias ( por excesso ou inadequadamente aplicadas ) servirão apenas para "matar" o futebol. Escrevi até um poema intitulado "NÃO MATEM O FUTEBOL" !
Só não foi ainda bem para o ex-árbitro e agora comentador Jorge Coroado, pois as tais imagens estáticas da Sport TV - apesar de todas as novas tecnologias - impediram o dito de, na altura própria, emendar o repetido erro da sua análise do lance do fora de jogo no segundo golo do Sporting. Fê-lo no final, é verdade, mas o que é certo é que - durante uma hora - os ouvintes da Antena 1 digeriram esse erro! E, sobretudo, digeriram o "silêncio" da "estação" a propósito de um lance irregular.

Não resisto a mais um ainda bem - agora para o Sporting - pois, assim, não lhe retiraram a felicidade de ver registado o resultado de 2-0. Poderia ter sido diferente se o desafio, em vez da tradicional hora e meia, tivesse sido jogado em quase duas horas e meia - tantos foram os lances a merecer a atenção das tais Novas Tecnologias !
E que alegria para todos os anti-portistas ! No Xist(r)o foi lançada mais uma semente de emoção para o campeonato ! E a LIGA, tão pronta a ouvir CS sobre o apito dourado, poderá agora ( à semelhança do que já deveria ter feito com muitos outros ) ouvir longamente o "canário" de Castelo Branco. Já agora - devidamente acompanhado pelo PERÚ do "trovador" Helton !

É moderno, fica bem falar das novas tecnologias a propósito de tudo ou de coisa alguma. Mas o problema do futebol não está na utilização ou não das NT. O PROBLEMA DO FUTEBOL ESTÁ MESMO É NA TÉCNICA ! Quer dos jogadores, quer das equipas, quer dos árbitros e auxiliares. Por isso, é preciso treinar muito, quer o corpo quer o espírito !

Sem comentários: