2008-04-07

AZIA - VÓMITOS E O DIA SEGUINTE !

O GRANDE DICIONÁRIO DA LÍNGUA PORTUGUESA ( ainda fora do acordo ) da Porto Editora, diz que "AZIA" vem do Latim e quer dizer "sensação de azedume no estômago".

Aconteceu a muito boa gente no Sábado e no Domingo. A alguns políticos, mas - sobretudo - a muitos adeptos de futebol. Melhor dizendo, a muitos fanáticos, doentes de clubite aguda de alguns bairros ou freguesias de Lisboa.

De acordo com o mesmo DICIONÁRIO, essa tal sensação de azedume provoca o "VÓMITO" ( que também vem do Latim) e que significa, nomeadamente, expulsão súbita pela boca de matérias do estômago.

Pode ler-se também que "VOMITAR" - se traduz ainda por "dizer ou proferir injúrias ou obscenidades".

O que aconteceu a esses "alguns" - particularmente ao Sr. Luís F.Vieira - talvez se insira mais nesta última tradução, pois devemos ponderar ainda o significado de VÓMITO SECO :- contracção não peristáltica do estômago, que não chega a expulsar as matérias que contém !

Afectado ficou também o "terceiro" treinador Chalana que, apesar de tudo, conseguiu decorar uma ideia/frase : - estão a empurrar-nos p'ra baixo !

***** Por outro lado - no dos políticos - marcou-me profundamente o pouco tempo de antena disponibilizado pela Televisão Pública ( através do canal da RTPn) ao queixoso líder social-democrata Luís F. Menezes ( os dois primeiros nomes são apenas coincidência !) que foi à Madeira - ao Congresso do PSD local - perorar sobre a politiquice nacional. Durante treze minutos - 13 - sua excelência quase fez recordar o mais puro estilo terceiro-mundista do ex-líder cubano Fidel Castro. "El Comandante" que me perdoe. JORNALISMO ? - não ! Tempo de antena compensatório !
Não disse nada de novo (e as técnicas de propaganda ainda não foram completamente assimiladas - apesar da repetição exaustiva de "no dia seguinte") mas sempre conseguiram "apanhar" a ideia (?) de que é preciso uma nova Constituição. Um texto que tem sido elogiado por grandes figuras do Direito Internacional, que foi capaz de ultrapassar com sucesso os "momentos revolucionário, extraordinário e maquiavélico" do nosso PREC e que tem servido de "orientação" para outros textos constitucionais de alguns PALOP e dos novos países de Leste, não serve para tão grada figura do concelho do Senhor da Pedra. Mais um vómito seco e um rol de obscenidades deste fim de semana !


1 comentário:

João PM Dias disse...

clique

http://moimentananet.blogspot.
com/2008/04/
petio-online-ic26.html

(junte os pedaços)

obrigado