2009-10-12

À VOLTA DE MIM...E DO MUNDO !!!


AS MINHAS MÁGOAS DA NOITE ELEITORAL !

Dando como adquirida a civilizada atitude de felicitar os vencedores e a democrática função de cumprimentar os vencidos, venho aqui humildemente - como "de vez em quando" - falar das minhas "mágoas" desta noite eleitoral !

E começo pelo que diz respeito ao Secretário Geral do PS, José Sócrates: - leu, e bem, os resultados destas eleições autárquicas. O PS teve o maior número de votos, o maior número de mandatos e "recuperou" duas dúzias de Câmaras. Praticamente o número das que perdeu o PSD.

É um facto que o PSD continua a ter o maior número de Câmaras ! Mas MFL não pode negar que perdeu duas dúzias ! E que não teve o maior número de votos. E que não teve o maior número de mandatos !
Certamente se lembrarão dos "argumentos" que a senhora evocou na noite das legislativas, para tentar justificar a derrota do seu partido e diminuir a vitória do PS:- frisou ela e todos os seus "assalariados" que o PS havia perdido meio milhão de votos ! O que não deixou de ser verdade!
Contudo, sendo coerente, deveria agora reconhecer a sua perda de duas dúzias de Câmaras. Mas não o fez e não se coibiu de enviar (confundindo as coisas!) um "recado" político a José Sócrates 1ºMinistro: - não tente prejudicar as Câmaras do PSD.
Compreende-se o seu "desespero" pela morte anunciada do seu ciclo à frente do PSD!
É que Menezes, Passos Coelho e até Marcelo (embora não parecendo) não vão deixar de contabilizar aquelas duas dúzias de câmaras perdidas!
Para além das certezas que eram o Porto e Gaia, a "grande vitória" só aconteceu em Faro ! Numa coligação de 4 partidos ou movimentos e , mesmo assim, por uma escassa meia centena de votos, contra um PS sozinho e a contas com a "responsabilidade" da crise !

Mas o ónus desta crise, que é menos nossa do que mundial, não foi suficiente para - também numa coligação de 4 partidos ou movimentos - conseguir evitar a maioria absoluta do PS em Lisboa !
A grande derrota do PSD neste dia 11 de Outubro de 2009! Do PSD e de MFL ! Santana fez o que pode e mostrou que vale mais do que alguns "pavões" do partido laranja. Como Pacheco Pereira e Aguiar Branco!

Mas falava eu da "mágoa" que foi ouvir José Sócrates referir - para além de Lisboa, Leiria e Beja - outras vitórias "históricas"do PS. Mas nessas não incluiu, talvez porque ninguém lhe tenha feito chegar atempadamente a informação, a "não menos histórica" vitória do PS em Moimenta da Beira! Tal como outras importantes em pleno "Cavaquistão"! Ou agora já não é relevante evocar a figura de Cavaco Silva ?

Pelos vistos não, até tendo em conta a evocação do eterno fantasma de Sá Carneiro que Rui Rio efectuou no Porto.

Mas em Moimenta da Beira, pela primeira vez desde 1976, o PS ganhou a Câmara!

E em pleno século XXI, numa altura em que os EUA confiaram a Presidência a um afro-americano, não é aceitável que ainda se argumente com o rótulo de "Alvite"! Não dignifica os "moimentenses".

Não conheço o Sr. José Eduardo agora eleito. Certamente não faço parte do seu grupo de amigos, pois não vivo em permanência nesta terra que também é minha por nascimento. Por direito próprio, portanto !
Mas isso não me impede de o felicitar. Mais do que pela vitória...sobretudo pela perseverança! Fui daqueles que, intimamente, colocava algumas dúvidas à sua vitória ! Para mim foi uma "meia" surpresa - pois a coligação PSD/CDS não era de menosprezar. Tal como a "permanência" da figura de José Agostinho nos cartazes da coligação.

Mas chegou a hora de José Eduardo - o que me faz lembrar o falecido Miterrand em França, conhecido a certa altura como o "eterno" candidadto! E o que eu espero, o que todos os moimentenses esperam - é que o novo executivo camarário tenha capacidade, competência e vontade para resolver os problemas de todo o concelho e continuar a fazê-lo progredir !

Moimenta tem força e potencialidades!

E.T. --- "mágoa" foi também ver o BE perder a sua "arrogância". Lisboa e Porto "voaram" como que por magia. Ou terá sido pela "verdadeira realidade" das coisas ?

E a CDU - que o mesmo é dizer o PCP ? Também passou a ter menos câmaras, mas parece não ter deixado de vencer! ........(?).

O CDS ? Que bom é ouvir P.Portas falar de mansinho ! É que o seu partido, para não correr o risco do BE - sem "representatividade" no poder autárquico - não teve pejo em tornar-se praticamente um "satélite" do PSD.


1 comentário:

Difundir disse...

Olá,

Estamos montando um cadastro de blogs relevantes segmentados por assunto.
Caso tenha interesse em incluir o seu blog gratuitamente neste cadastro basta nos enviar uma mensagem para blogs@difundir.com.br informando o endereço do seu blog, e-mail de contato e assuntos que são abordados no seu blog.

Abraço,
Sergio
blogs@difundir.com.br
www.difundir.com.br