2010-02-09

PEDANTISMO E INFORMAÇÃO(? !


COM AS MELHORES TÉCNICAS DA PROPAGANDA CONSEGUE-SE CONVENCER OS INCAUTOS E OS CRÉDULOS!


Já irei ao sumo da questão, mas antes não posso deixar passar em claro uma "canalhice" que, por puro acaso, tive a infelicidade de ler num daqueles boletins que não custam dinheiro. Não sei se, por acaso também, tem por título "Global".

E vem lá publicado um pequeno comentário de Rui Hortelão, que assina como director adjunto do Diário de Notícias - uma respeitável instituição da imprensa portuguesa.

A sanha cobarde e imprópria de um jornalista sério com que o dito Hortelão ataca o seleccionador nacional de futebol, Carlos Queiróz, fez-me reagir. Não sei que motivos levaram Hortelão a despejar a sua ira. Também não sei se o teria feito no Diário de Notícias. Não sei se foi por eventual "solidariedade" com o J.Baptista (ou Batista). Não sei se foi por pura incompetência ou para destilar um pedantismo saloio e aparolado. Pode ter sido ainda por ignorância ou estupidez natural.

Para além de uma natural "euroobsessão" ( de euro moeda) - comum à nova "escola" dos escribas portugueses - vem à baila a remuneração de Queiróz. É uma questão do foro privado mas, como se entende ser uma figura pública, é do interesse nacional saber quanto ganha o Professor. Mas Hortelão, que é tanto uma figura pública como Queiróz (director adjunto do DN e colunista, com foto e tudo no Global) não teve a decência de publicar o seu vencimento. E dizer se será dos 50 mais elevados do universo de mais de seis mil jornalistas portugueses - a maioria dos quais quase tem que pagar para exercer a profissão. O sétimo maior salário anual dos 32 treinadores que vão estar no mundial, não me parece por aí além. Não sou invejoso, não vivo com o mal dos outros. Além do mais, Portugal ocupa a quinta posição no "ranking" da FIFA. Talvez Queiróz devesse ter o 5º salário dos tais 32.
Não sei é se Hortelão merecerá ser director adjunto do DN e se merecerá o salário mensal que recebe!
Para além de algumas imprecisões ( não sei se o comentário terá sido escrito ainda antes da eleição de Messi como o melhor do mundo!?...), dizendo que Queiróz conta com o melhor jogador do mundo, confunde ambição com coragem - quando fala da ambição de Napoleão, Martin Luther King e Nelson Mandela. E veja-se: Napoleão, que não teve coragem (própria de homens inteligentes!) mostrou uma ambição (e uma incompetência) que o levou à derrota na Rússia!
Inteligentes e corajosos foram King e Mandela.
E depois, Hortelão vai buscar o exemplo pessimista de Simão (?) que diz que o Grupo de Portugal no Mundial da África do Sul ( mas está lá escrito Euro?) é o grupo mais difícil. Quem é que se enganou? Simão ou Hortelão?
Em tão poucas linhas, ainda teve tempo para mais uma tirada : - É impossível ganhar no campo, quando tão pouco se fala de ganhar fora dele! (?) Então os campeões não ganham dentro do campo ? Estará Hortelão "sintonizado" com o Benfica deste ano ?
Finalmente, chama cobarde a Queiróz.
Tristes jornalistas/colunistas!

Que depois, quais "virgens ofendidas", dizem que está em perigo a liberdade de expressão e/ou de informação.

Essa tal "falta de liberdade" impediu o Sol de, cometendo um crime radioso, divulgar pormenores de um caso fabricado?
Essa tal "falta de liberdade", impediu as cenas caricatas e deprimentes do pedantismo à volta de Crespo?
Essa tal "falta de liberdade", impediu a "vergonha" que foi todo o teatro sobre a menina Madeleine, no Algarve ?
Essa tal "falta de liberdade", impediu que se soubesse a trama montada por um assessor do PR e que viria a conduzir ao caso das escutas a Belém ?
Essa tal "falta de liberdade", impediu alguma vez o PSD de dominar a seu belo prazer a Comunicação Social do Estado quando foi poder ? Eu fui saneado duas vezes em governos do PSD.
Não quero alongar-me mais , por hoje, mas tenho ainda que referir alguns equívocos vindos do PCP e do BE. Ter-se-á o PCP esquecido dos tempos imediatos ao 25 de Abril de 74 e do PREC ?
E o BE, que ainda não era Bloco? A UDP ? E o MRPP onde militou por exemplo o Sr. Barroso e outros do PSD ?
Por acaso, essa tal "falta de liberdade" tem impedido as "garotices" com que nos brindam diariamente os mais diversos jornalistas? Como Hortelão? "Então"?...

Até já!

Sem comentários: