2010-06-17

À VOLTA DE MIM E DO MUNDO !


PARA JÁ... UM SORRISO AMARELO !

Mas, daqui por mais alguns dias, talvez se transforme num SORRISO RASGADO !

Com a crise - sobretudo com as medidas anti-crise - tenho vivido algo acabrunhado, muito preocupado quanto ao presente e muito inquieto quanto ao futuro ! Como centenas de milhar de portugueses - admitindo para mim uma infelicidade menor - tenho sentido no dia a dia do meu bolso as dificuldades do momento.

Contudo, no meio de tanta desgraça, ainda tenho sido capaz de arranjar espaço mental para um sorriso. Amarelo, seguramente, mas um sorriso.

Como não posso esquecer - o que muitos têm feito (à excepção de Perez Metelo na TVI) - as gravíssimas falhas do Comissário Europeu que anda sempre a falar das nossas contas do PIB e das medidas que é preciso introduzir... esquecendo-se que aquelas de que fala já foram tomadas. O senhor Durão Barroso não é capaz de por o Homem na ordem ? Cada vez que fala, já está ultrapassado!

E depois da política - sobretudo após a paradoxalmente dispendiosa e divertida Comissão Parlamentar de Inquérito ao "caso" PT/TVI (que me perdoe o historiador, professor universitário e brilhante eurodeputado do BE, Rui Tavares, cronista do Público que muito admiro) - aí está naturalmente o futebol.

O Campeonato do Mundo na África do Sul das "vuvuzelas", que tanto irritam os sensíveis ouvidos ocidentais, tem dado para tudo. Particularmente para as infelizes tiradas dos jogadores e sobretudo para as incompetentes - por pouco amadurecidas e muito imediatas - tiradas dos jornalistas (?) e comentadores.

No canal 1 da RTP ouvi há dias, creio que pouco antes da cerimónia de inauguração, que - afinal - a população mundial já vai nos 30 mil milhões, tantos quantos iriam assistir a este mundial.

Depois - como não podia deixar de ser - a apreciação da selecção de Carlos Queirós. Das muitas dúvidas iniciais, de imediato se passou às críticas após o empate frente à Costa do Marfim. Ligeireza tamanha! Não tanto pela depreciação da actuação do treinador e dos jogadores portugueses, mas sobretudo pela injusta depreciação da equipa apresentada e orientada pelo sueco Sven-Goran Eriksson com uma ajudinha do injustiçado ou mal compreendido Toni.

Meio sorriso amarelo depois do Brasil-Coreia do Norte! O poderoso Brasil viu-se e desejou-se para chegar aos 3 pontos. A imprensa brasileira foi só descascar. O que não é novidade. Os nossos OCS conseguiram descobrir - e transformar ! - um verdadeiro frango do guarda-redes coreano, num excelente golo de Maicon. Sempre ouvi dizer que, entre o g.r. e o poste mais próximo, não deve haver bola que possa entrar na baliza. Mas não... o homem vai por ali fora e, quando já não tem condições para fazer mais nada, decide aplicar um pontapé. Um verdadeiro remate às cegas. E pronto. Lá marcou um golo, graças à má, péssima colocação do g.r. coreano.

Do meio sorriso passei a um sorriso inteiro com a derrota da poderosa Espanha, frente a uma Suiça que até poderia ter marcado mais golos. Claro que a Espanha também. Mas há dias assim !

Os jornalistas (?) e os comentadores portugueses ficaram - estão a ficar - cada vez mais baralhados... e já não sabem o que hão-de escrever e dizer. Já metem os pés pelas mãos.

Para contornar as "dificuldades", vão buscar o exemplo da Alemanha. Que jogou contra a Austrália. Débil e fraca equipa. Ou acham que a selecção dos cangurus e dos crocodilos é uma verdadeira potência do futebol mundial ?

Vamos esperar para ver. Sobretudo...a cor e a abertura do meu sorriso!

Enquanto a crise vai correndo... eu vou procurando divertir-me!



Sem comentários: