2010-06-30

À VOLTA DE MIM E DO MUNDO !


OS NÚMEROS SÃO ESTRANHOS !

O Estado vai perder 12,5 milhões de euros com o adiamento das portagens nas SCUT.

Mas o Benfica - que é o Estado ou uma das partes mais importantes do Estado - vai receber pela transferência de Di Maria para o Real Madrid 14,9 milhões. Bem vistas as coisas, ainda ficamos a ganhar!
Sobretudo se se confirmar que, afinal, a transferência pode chegar aos 22,6 milhões. Primeiro eram 35 milhões ( a mais cara de sempre do futebol em Portugal), depois 30 milhões - mas poderia chegar aos 36, por objectivos; ainda um outro número falava de 25 mas com possibilidades de chegar aos 30 e agora, finalmente, tudo baixou para 14,9 - podendo eventualmente atingir a marca de 22,6.

Tudo isto terá alguma coisa a ver com impostos ou com "engenharia financeira" ?

Não creio. Reparem que já foi mostrado o vídeo com o fora de jogo no lance do golo da Espanha a Portugal: - 22 centímetros fora de jogo ! É um número mítico. E fatal ! Tal como foram fatais as faltas mal ou não assinaladas no jogo com o Brasil; tal como foram fatais os 6 ou 7 penaltis não assinalados na fase de apuramento. A esta hora não se discutiria a competência de Carlos Queirós. De um grupo de jogadores de cada "nação" quase conseguiu chegar longe. Tão longe quanto as fífias da FIFA. Nomeia os árbitros que estiveram 3 anos sob observação...e depois pede desculpa pelos erros. Pedir desculpa por terem apurado o Brasil ? a Argentina ? a Espanha ?
Haja decoro! Pois a ética já "foi". O que interessa é o dinheiro !

Adiante.

No aspecto político, o que é importante é reter, por um lado, a ideia de que o governo tem andado a reboque do PSD e a contribuir para a estratégia tão naif como demagógica da oposição. Por outro lado, é insuficiente a inteligente visão do ministro da economia, Vieira da Silva, ao tentar colocar a pressão no PSD. Já é tarde, não pega.

Ora avança, ora recua - Sócrates está cansado. O que fazem os seus assessores que, por milagre, não viram os seus rendimentos diminuídos ? Nada. Continuam a ouvir (não a escutar) alguns OCS, para depois tentarem reagir.

Quando se tomam medidas impopulares, é preciso "saber" compreendê-las, primeiro, para depois as explicar. E prever como o país vai reagir !

Não foi o PSD a ultrapassar o PS nas sondagens... foram os socialistas - o seu governo - que perderam o controlo. Combatam-se os números (hipotéticos) com outros números que possam ser credíveis. Mas os números do Governo devem aparecer primeiro e sem margem para poderem honestamente ser criticados.

E a demagogia...pode e deve ser combatida com demagogia. A luta política não serve apenas para conquistar o poder. É preciso mantê-lo. E andar sempre um passo à frente ! Contudo, se for necessário, também é preciso saber recuar um passo para avançar dois !

Por onde anda o PS ? Abandonou o Governo ? O seu poder de mobilização ? O PCP está na rua... mas o PS recolhe-se. E luta internamente. Até à derrota final - nas Presidenciais que estão a chegar.

É preciso um abanão. Dar voz à ministra da Cultura! À ministra do trabalho e emprego. Ao ministro da Presidência, que não aparece tanto quanto devia. Menos protagonismo ao ministro dos Assuntos Parlamentares, a não ser para - mesmo demagogicamente - "abrir" a Assembleia da República aos portugueses, onde os números que circulam na internet são estranhos. Mas são os números que vendem ! Por isso, há que baralhar e dar de novo. Tomar a iniciativa de cortar nas despesas e andar à frente nas propostas para uma eventual revisão constitucional.

Se não estão preparados para tomar a dianteira, então o melhor é antecipar os cenários que Marcelo Rebelo de Sousa e o PSD têm vindo a adiar. Mas já perderam terreno para o PR, quando permitiram que, depois de críticas fortes, Cavaco Silva dissesse que a cooperação estratégica era para levar até ao fim.

Sem comentários: