2010-10-22

A BOLA...UM OBJECTO ESTRANHO !


OS ESPANHÓIS, QUE AINDA NÃO DEVOLVERAM OLIVENÇA, tentaram - na Turquia - subtrair três pontos ao F.C. do Porto. Falamos dos árbitros do jogo com o Besiktas, em Istambul, certamente muito íntimos de Platini e provavelmente amigos e admiradores de LFV e Rui Costa.

Depois de terem anulado (mal ) um golo claro como água límpida a Falcao e de terem seguido um critério (?) diferente para não expulsarem um defesa da equipa turca - para além da expulsão também seria penalty ! - tal como haviam feito com Maicon... ainda se deram ao luxo (leia-se arrogância) de expulsarem nos últimos minutos o grande Fernando, vulgarmente conhecido como "o polvo"! Por último... ainda que nenhum "analista" ou "comentadeiro" fale nisso, devo dizer que tenho dúvidas quanto à colocação (i)legal do avançado turco que marcou o único golo da equipa da casa.

Para lá do jogo... há outros pormenores a merecer algumas (poucas) linhas mais. Diziam os tais comentadeiros recear que talvez os dirigentes do F.C. do Porto viessem a sofrer retaliação da UEFA , pelo facto de terem abordado - eventualmente questionado - a equipa de arbitragem ao intervalo, mas esqueceram-se de salientar o receio de que o clube turco viesse a sofrer sanções da mesma UEFA, pelo mau comportamento dos adeptos por ocasião da saída de Fernando a caminho dos balneários. A ver vamos. Nem que tenhamos que enviar uma "embaixada" ao ministro dos assuntos internos da Turquia !

A tudo isto...estamos habituados. Não é nada de novo, desde que o F.C. do Porto tem passeado classe pela Europa do futebol.

Tal como estamos habituados à desvalorização ou secundarização das vitórias portistas além fronteiras. Sem contar com o "vómito" de um tal Luís Sobral, reparei nos títulos de A Bola (na versão digital) por exemplo, logo a seguir à jornada europeia. "Um Leão de Gala na Europa" - perante um adversário portentoso como é o clube belga que jogou (?) em Alvalade - enquanto a façanha heróica da equipa azul e branca no terrível estádio turco apenas mereceu um simples "Dragão passa no Inferno Turco". "Passa"... como se não o tivesse feito contra uma equipa de arbitragem do pior que se tem visto; como se não o tivesse feito com muita classe, jogando 50 minutos com dez e ainda mais alguns com apenas 9 jogadores !

Parafraseando os dirigentes de um tal clube da Luz, aqui temos o Benquerença espanhol. E outros que tais, como Xistras ou Proenças. E devemos ficar atentos à "jogada" (mais uma) do sr Vitor Pereira, ao nomear um árbitro da Associação do Porto para o F.C. doPorto-Leiria, jogo do campeonato português da Primeira Liga.

Sem comentários: