2010-02-26

À VOLTA DE MIM E DO MUNDO !


NÃO QUEIRAM VER OS RESULTADOS DA TEMPESTADE !

Diz-se, e é verdade, que a Justiça é um dos pilares fundamentais do Estado de Direito e - por conseguinte - das Democracias, tal como concebidas no Ocidente.

Diz-se, e deveria ser verdade, que ninguém está acima da lei.

Pelos vistos, não será bem assim!

Alguns jornalistas não cumprem a lei - para quê a figura da providência cautelar, se ela não produz efeitos? - e chegam mesmo a fazer tábua rasa dos princípios do seu Código Deontológico; alguns políticos fazem tudo para contornar a lei - para já não falar na perda, por inteiro, da sua lealdade aos princípios éticos e morais - quer estejam na oposição ou no governo; o poder financeiro, mesmo enfraquecido (?) pela crise, continua a proteger-se a si próprio e aos seus "financiadores" e avança sempre cada vez mais na mira do lucro. E o que nos resta ? Que o mesmo é perguntar - o que nos devia restar?
A JUSTIÇA !
Mas o próprio sistema se deixou enredar numa teia de interesses, variando entre a investigação da PJ e do Ministério Público, correndo entre magistrados "sindicalizados" e magistrados independentes. Magistrados que, nos seus Tribunais, pretendem ser parte do tal pilar das Democracias, com o estatuto de Órgãos de Soberania.

Nos "intervalos" de tudo isto, a rede vai ficando cada vez mais "apertada". Pressionados pela comunicação social (empresários, directores, jornalistas) - impreparados para a pressão, alguns magistrados deixam-se levar pelo canto da sereia "informativa", chegando ao ponto de vir a público justificar as suas decisões. Não têm que o fazer. São soberanos. Podem ser criticados, mas não podem ser responsabilizados. Apenas inter-pares! Nunca publicamente. O senhor Procurador Geral da República não tem que explicar os seus despachos! E se eles, ou parte deles, caíram na alçada da comunicação social, há que saber quem foi o prevaricador. Só seis pessoas é que sabiam ? Investiguem-se essas seis pessoas. E puna-se o responsável. Um Procurador não pode trabalhar com quem o trai!

Mas, infelizmente e sem retorno, já entrámos na era do "Grande Irmão" de George Orwell. Os resultados não serão, certamente, agradáveis - quer para os políticos que nos governam, quer para os governados (incluindo os jornalistas), quer ainda para a investigação criminal e para os juízes. Nem os que já se tornaram BUFOS (ver artigo do Bastonário da Ordem dos Advogados) nem aqueles que estão em vias de abraçarem uma tão digna "carreira", conseguirão escapar à rede do Big Brother.

E no circo mediatizado em que vivemos, a figura do palhaço é a mais respeitável!

Não é suposto estarmos todos "abaixo" da lei?
Então... por que razão ficaram os "corporativistas" magistrados sindicalizados tão indignados com a simples "sugestão" da Procuradora Cândida Almeida? É um caminho inevitável ! Todos poderão escutar todos neste mundo globalizado e orwelliano !
O povo diz, e com razão, que - quem não deve não teme!
Confirmam-se os efeitos do Grande Irmão! Foram alguns dos Magistrados do Ministério Público que denunciaram, publicamente, uma conversa que deveria ter sido privada entre pares.
E mais recentemente caiu-nos em cima esta cena do restaurante. Imprópria de um líder governamental, mais sórdida ainda por parte dos ditos BUFOS. E nada dignificante para o visado Crespo. Ficou demasiado crispado e quis transformar "rumores" em notícia! Ou em crónica, tanto faz. Um assunto particular, aproveitando um jornal que lhe paga, em troca de uma coluna de opinião que -em princípio - deveria ser credível, honesta e rigorosa. Há regras ! Na SIC ou no JN. O estatuto editorial pode ser diferente, mas há regras.

A sobrevivência da comunicação social é uma questão do seu próprio foro. A pública compete ao Estado, a privada deverá estar entregue a ela própria. Num terreno de normalidade democrática seria tudo muito simples. Contudo, houve alguém que se enganou. E transformou-se o que devia ser um legítimo e transparente serviço público de escrutínio num verdadeiro negócio. Mas há regras para o negócio, há limites de decência para o negócio.

Outro negócio é o Parlamento. Já viram o Orçamento publicado em Diário da República?
Numa altura crítica para o país, em termos económicos e financeiros, os "eleitos" estão mais virados para o folclore da chicana partidária do que para os reais problemas dos cidadãos. Vai daí, tornaram moda as comissões de inquérito. E que tal mais uma, para determinar quem cumpre verdadeiramente a missão para que foi eleito ? Resolver os reais problemas do país?

A tempestade vai-se avolumando. E as forças da natureza não são ainda controláveis pelo homem. No Haiti como na Madeira, no Japão como na Indonésia.
Quase me apetece dizer: - não gostaria de cá estar (sozinho) para ver os resultados e não poder transmiti-los a mais ninguém!





ISTO...SOU SÓ EU A PENSAR ALTO !!!



O Prof. Paulo Pinto de Albuquerque, cronista no DN, está para o "Direito" (Direitos Fundamentais)
como uma foca no deserto (de ideias).

Só me faz lembrar o sr. Costa jurista da Liga de Futebol. Falta-lhe em bom senso, honestidade intelectual e carácter, o que lhe sobra em arrogância !

Juntem-se os dois à esquina...

2010-02-16

À VOLTA DE MIM E DO MUNDO !



O AMOR É...

Não me esqueci...mas não tive tempo e/ou oportunidade para publicar as palavras! De namorados, naturalmente.

Como diz a canção, já me lembrei...já me esqueci.

Para que não sobrem dúvidas, e não tendo receio de parafrasear Machado Vaz...

O Amor é...

Simples quanto baste, como podem ler aqui.


"No sabor de uma fatia

O Amor do dia a dia !

O bolo de qual tamanho

Não importa a condição,

Se é doce vale por si

Chega sempre ao coração"!

----------------------------------------------------------------------

"O amor...

É um segundinho de luz

Que dá vida a uma escuridão infinita

Que se alimenta dos pequenos cliques nas paredes

Quando já não alcança além da vista.

O amor é tudo o que se queira

Vivido na imensidão de uma cegueira".

-----------------------------------------------------

O amor é poder

Saber que se consome sem poder

Evitar que se reduza

O poder de uma paixão

Que já não pode

Morrer em coração de tal musa.

-----------------------------------------------------

AB.

Feve. 2010.

2010-02-14

ISTO...SOU SÓ EU A PENSAR ALTO !!!

CONTINUAMOS A NÃO SER UM PAÍS RESPEITÁVEL!

Já o tinha dito e reafirmo.

Por um lado, andamos sempre a dizer que somos um Estado de Direito.

Por outro, quando não dá jeito, a aplicação do direito é uma forma de censura !

E o campeonato de futebol está mais encarnado ? Tudo se deve ao Jesualdo !

Passa 45 minutos a dormir, descansa mais 15 ou 20 na 2ª parte e só acorda quando faltam 10 minutos para o final do jogo !

E temos um bom futebol ? Temos. É claríssimo que temos. Por isso é que vamos fazer um grande mundial na África do Sul. Basta apanharmos um Bruno Paixão ao melhor nível de Campo Maior!

Temos uma excelente arbitragem ? Claro que temos ! Vai o Benquerença, mas deviam também levar o Paixão !

Ou ele não teve oportunidade de fazer bons e grandes favores nas provas da UEFA e da FIFA ?

Temos uma liga competitiva ? Claro que temos ! O que é preciso é ir somando uns pontinhos!

Relvados em bom estado ? Não é preciso ! Sempre dá jeito para treinar a selecção !

A verdade desportiva ? Chamem a figura dos caracóis e do casaco às riscas !
Mais o Madaíl e o Hermínio... e vão todos à Assembleia da República ! Ou então ao Parlamento Europeu.... onde o deputado Rangel botou figura e justificou a candidatura a líder do PSD!

Ele tem a certeza que vai chegar a Primeiro Ministro. Só não sabe é quando ! E nesta altura de vacas magras não convém muito!


2010-02-09

PEDANTISMO E INFORMAÇÃO(? !


COM AS MELHORES TÉCNICAS DA PROPAGANDA CONSEGUE-SE CONVENCER OS INCAUTOS E OS CRÉDULOS!


Já irei ao sumo da questão, mas antes não posso deixar passar em claro uma "canalhice" que, por puro acaso, tive a infelicidade de ler num daqueles boletins que não custam dinheiro. Não sei se, por acaso também, tem por título "Global".

E vem lá publicado um pequeno comentário de Rui Hortelão, que assina como director adjunto do Diário de Notícias - uma respeitável instituição da imprensa portuguesa.

A sanha cobarde e imprópria de um jornalista sério com que o dito Hortelão ataca o seleccionador nacional de futebol, Carlos Queiróz, fez-me reagir. Não sei que motivos levaram Hortelão a despejar a sua ira. Também não sei se o teria feito no Diário de Notícias. Não sei se foi por eventual "solidariedade" com o J.Baptista (ou Batista). Não sei se foi por pura incompetência ou para destilar um pedantismo saloio e aparolado. Pode ter sido ainda por ignorância ou estupidez natural.

Para além de uma natural "euroobsessão" ( de euro moeda) - comum à nova "escola" dos escribas portugueses - vem à baila a remuneração de Queiróz. É uma questão do foro privado mas, como se entende ser uma figura pública, é do interesse nacional saber quanto ganha o Professor. Mas Hortelão, que é tanto uma figura pública como Queiróz (director adjunto do DN e colunista, com foto e tudo no Global) não teve a decência de publicar o seu vencimento. E dizer se será dos 50 mais elevados do universo de mais de seis mil jornalistas portugueses - a maioria dos quais quase tem que pagar para exercer a profissão. O sétimo maior salário anual dos 32 treinadores que vão estar no mundial, não me parece por aí além. Não sou invejoso, não vivo com o mal dos outros. Além do mais, Portugal ocupa a quinta posição no "ranking" da FIFA. Talvez Queiróz devesse ter o 5º salário dos tais 32.
Não sei é se Hortelão merecerá ser director adjunto do DN e se merecerá o salário mensal que recebe!
Para além de algumas imprecisões ( não sei se o comentário terá sido escrito ainda antes da eleição de Messi como o melhor do mundo!?...), dizendo que Queiróz conta com o melhor jogador do mundo, confunde ambição com coragem - quando fala da ambição de Napoleão, Martin Luther King e Nelson Mandela. E veja-se: Napoleão, que não teve coragem (própria de homens inteligentes!) mostrou uma ambição (e uma incompetência) que o levou à derrota na Rússia!
Inteligentes e corajosos foram King e Mandela.
E depois, Hortelão vai buscar o exemplo pessimista de Simão (?) que diz que o Grupo de Portugal no Mundial da África do Sul ( mas está lá escrito Euro?) é o grupo mais difícil. Quem é que se enganou? Simão ou Hortelão?
Em tão poucas linhas, ainda teve tempo para mais uma tirada : - É impossível ganhar no campo, quando tão pouco se fala de ganhar fora dele! (?) Então os campeões não ganham dentro do campo ? Estará Hortelão "sintonizado" com o Benfica deste ano ?
Finalmente, chama cobarde a Queiróz.
Tristes jornalistas/colunistas!

Que depois, quais "virgens ofendidas", dizem que está em perigo a liberdade de expressão e/ou de informação.

Essa tal "falta de liberdade" impediu o Sol de, cometendo um crime radioso, divulgar pormenores de um caso fabricado?
Essa tal "falta de liberdade", impediu as cenas caricatas e deprimentes do pedantismo à volta de Crespo?
Essa tal "falta de liberdade", impediu a "vergonha" que foi todo o teatro sobre a menina Madeleine, no Algarve ?
Essa tal "falta de liberdade", impediu que se soubesse a trama montada por um assessor do PR e que viria a conduzir ao caso das escutas a Belém ?
Essa tal "falta de liberdade", impediu alguma vez o PSD de dominar a seu belo prazer a Comunicação Social do Estado quando foi poder ? Eu fui saneado duas vezes em governos do PSD.
Não quero alongar-me mais , por hoje, mas tenho ainda que referir alguns equívocos vindos do PCP e do BE. Ter-se-á o PCP esquecido dos tempos imediatos ao 25 de Abril de 74 e do PREC ?
E o BE, que ainda não era Bloco? A UDP ? E o MRPP onde militou por exemplo o Sr. Barroso e outros do PSD ?
Por acaso, essa tal "falta de liberdade" tem impedido as "garotices" com que nos brindam diariamente os mais diversos jornalistas? Como Hortelão? "Então"?...

Até já!