2013-03-22

ÁFRICA... E OS (TAMBÉM MEUS) PRIMEIROS BISAVÓS

NOVO ESTUDO
Humanos poderão ter saído de África há menos tempo
por Lusa, texto publicado por Isaltina Padrão (22Mar13 noDN).
Material genético de esqueletos fósseis sugere que os antepassados humanos poderão ter saído de África mais recentemente do que se pensava, entre 62.000 e 95.000 anos atrás, anuncia um estudo revelado hoje pela publicação Current Biology.





Ao ler esta notícia...lembrei-me de um poema meu (ainda não publicado) que levei há dias à Fnac do Chiado em Lisboa, numa sessão de apresentação do meu livro mais recente O PODER E O POEMA, das Edições Esgotadas (foi dito por Maria Teresa Bondoso).

PRIMEIROS BISAVÓS (A Publicar).

Aparece

Por cima dos meus olhos

De repente

Visão escrita… ou o refrão da minha prece

E diz simplesmente

Que os primeiros bisavós dos avós  dos meus avós

Eles que depois voltaram a ser avós

Nasceram lá onde tudo acontece.


Provavelmente no sul

Numa África de rios e de mares

Grandes lagos onde o Nilo se alimenta

Níger… Congo… Zaire… Zambeze…

O Atlântico e o Índico em tormenta

Para lá do Cabo onde as fontes são palmares

Agora já secos de uma vida tão azul .


Séculos e milénios de passos e caminhos

O tempo viajou depressa e deixou

Gerações atrás de gerações que se perderam

E hoje não me lembro já de quem amou

Os primeiros bisavós dos avós dos meus avós

Que depois deles voltaram a ser avós

Se espalharam possuíram e viveram.


Caminharam … lutaram  

Pisaram e passaram  as curvas dos escolhos

E seguiram a estrela  dos pais que viram luz

Errando  para além da morte

Nos seus olhos

Até chegar à terra que é do norte

Repousando os pés … nas pedras que calaram  

A voz da música e o silêncio que produz

O pensamento quente dos tambores

Anúncio encomendado dos amores

Dos bisavós dos avós dos meus avós

Que depois deles voltaram a ser avós !


E assim se cumpriu o meu destino

E de outros que paridos  tão a norte

Navegaram conheceram  amaram sem favores

Outros mundos novas terras tanto hino

À liberdade e descobriram antes da morte

Que os primeiros bisavós dos avós dos meus avós

Mereceram, gente comum, elogios e louvores

De sábios senhores mais velhos e de gente como nós !        

------------------------------ António Bondoso (A PUBLICAR).                 


António Bondoso

1 comentário:

Dadá disse...

Adorei o seu blog!!!