2013-04-15


PALAVRAS...com ideias dentro!


PALAVRAS... foi o título de um espaço dedicado à poesia, que eu orientei na Rádio Macau (TDM), emissão em língua portuguesa,  em finais da década de 1990 – quando se caminhava para a devolução da administração do território à República Popular da China.
Desde então tenho (con)vivido com as palavras de uma forma mais intensa e delas me tenho alimentado, se bem que toda a minha vida profissional de jornalista radiofónico tivesse sido marcada por esse namoro e casamento incontornáveis entre mim e as notícias e programas que elaborava e apresentava.
A eventual “diferença” (e podem crer que é significativa) pode ser quantificada e qualificada pelas obras em forma de livro que fui produzindo desde essa altura. E agora, quando se assinala o 120º aniversário do nascimento do Grande Almada Negreiros [a 7 de Abril de 1893, na Roça Saudade, em S.Tomé – terra onde cresci e vivi 21 anos e na qual iniciei uma ligação permanente de quase 40 anos com a tecnologia e a magia das ondas hertzianas], foram exatamente algumas das palavras de Almada que me orientaram para este devaneio de colocar e partilhar no blogue palavras outras que hoje definem e qualificam a vida conturbada deste país periférico, renascido para a democracia em Abril de 1974.
Sobre “As Palavras”, escreveu Almada que «O preço de uma pessoa vê-se na maneira como gosta de usar as palavras. Lê-se nos olhos das pessoas. As palavras dançam nos olhos das pessoas conforme o palco dos olhos de cada um».
Não pretendendo interpretar – e muito menos questionar – as palavras de Almada[quedo-me humildemente no reconhecimento das minhas modestas capacidades], e até porque ele próprio escreveu em 1923 «Por amor de Deus, não me obriguem a explicar nada do que eu digo», não deixarei de estar atento às palavras que diariamente vão marcando o nosso quotidiano. Será como que um “diário” – mesmo não aparecendo todos os dias – por vezes mais semanário ou até quinzenário, mas sempre aberto a quem me quiser ler. Com a certeza de que terei sempre a companhia de muitas outras palavras de Almada Negreiros, assim em forma de tributo/homenagem a uma grande figura do século XX português.
Parafraseando o seu ULTIMATUM FUTURISTA ÀS GERAÇÕES PORTUGUESAS DO SÉCULO XX, de 1917 – tinha “22 anos fortes de saúde e de inteligência” e dizia pertencer a uma geração construtiva, não pertencendo “a nenhuma das gerações revolucionárias” – escrevi eu sobre A Geração XXI (a das novas tecnologias e da mobilidade/emigração) em O PODER E O POEMA (2012, Edições Esgotadas): «É a geração vinte e um / que não morre de esperança, / revoltada, indignada / mas milagres não alcança. / Também não morre em descanso / enquanto estiver de pé.»
Neste encontro de palavras, é necessário desde já perceber a diferença entre “revolução” e “revolta”:- apesar de significados comuns, como rebelião contra a autoridade estabelecida, insurreição, motim – a primeira tem a profundidade da transformação de um regime, a modificação da política ou das instituições de um Estado, como viria a ser a consequência do golpe militar de 25 de Abril de 1974. Almada Negreiros foi e tem sido um mal-amado pelos novos historiadores, comentadores e políticos por não ter sido e pertencido – como ele próprio reconheceu – a nenhuma das gerações revolucionárias. Pertenceu a uma geração construtiva. E, afinal, o que quer isto dizer...senão “criativo, que permite avançar ou melhorar, positivo”? E não será a criatividade um ato revolucionário, tendo implícita a liberdade de criar? Voltando um pouco atrás, recordo as palavras de Almada:- « As palavras dançam nos olhos das pessoas conforme o palco dos olhos de cada um». E por outro lado, embora Almada não o refira nessas palavras, soube-se depois que o “Construtivismo”, nas artes plásticas, foi um movimento artístico do primeiro quartel do século XX, com origem na Rússia, que preconizava a construção geométrica das formas, valorizando os elementos técnicos da obra. Almada, portanto, pertenceu a uma geração construtiva e foi um construtivista. Amigo de Pessoa, embora dele tenha divergido ideologicamente a partir de 1920, Almada Negreiros imortalizou – dando-lhes vida e alma – o chapéu e a silhueta de Fernando, elemento do Orpheu.




Mas regressando às palavras, e para terminar, há ainda um elemento comum em revolução e revolta:- a sublevação! Na minha viagem diária pelo “facebook”, partilhei uma publicação na página do camarada Carlos Veríssimo com o sugestivo título “O dia em que a classe média vai sublevar-se”. É um texto de Marcin Król, filósofo polaco, postado a 10 de Abril em www.presseurop.eu , no qual se revisitam os antecedentes da Revolução Francesa para explicar que “os nossos dirigentes [europeus] não percebem que estão sentados em cima de um barril de pólvora. Porque a classe média, à qual é negada qualquer perspetiva de promoção social, poderá vir a encarar a revolução como último recurso para se fazer ouvir.” Król esclarece que “todas as vias de progresso da atual classe média, maioritariamente jovem, estão bloqueadas por milionários, por velhos ou por aqueles que parecem velhos aos olhos de uma pessoa de 25 anos. É uma situação explosiva”.
António Bondoso  
Jornalista (C.P.359). 



Fresco inspirado na obra "A Liberdade guiando o povo", de Eugène Delacroix, no povoação de Orgosolo, na Sardenha.

António Bondoso, 15 de Abril de 2013. 



Sem comentários: