2014-01-02


OS MEUS LIVROS DE 2013 (III)


Já lá vão Palavras em Tempos de Crise, Laços de Amor Não Morrem e Um Grão de Café.
Neste espaço que criei sobre os meus livros de 2013, chega agora a vez de Lusofonia e CPLP – Desafios na Globalização. Editado com a ajuda preciosa das Edições Esgotadas, esta MINHA obra tem, não por acaso, um outro subtítulo: «Ângulos e Vértices ou Defeitos & Virtudes de um Processo Intemporal». E digo isto, exatamente numa altura em que a Política Externa portuguesa e a diplomacia de um governo incompetente acabam de cometer mais um erro – ao suspender os voos da TAP para a Guiné-Bissau. Uma “sanção” desnecessária e que atenta contra os interesses de Portugal, da Guiné-Bissau e da CPLP, infringindo igualmente um dos três pilares fundadores da Organização. E que me conste, ainda não me apercebi de uma reação do Comité Executivo ou do seu presidente, nem sequer da “presidência rotativa” do Conselho. E quem se lembra das posições de Borges de Macedo sobre política externa – presentes no livro – saberá que a história aconselha os interesses comuns e os afetos. E quem não ouve a História, é cego e surdo perante o futuro!
         José Carlos Venâncio – catedrático na UBI – a quem o autor recorreu, quer citando as suas posições sobre a temática, quer efetuando uma entrevista exclusiva, disse do livro ser praticamente uma tese de doutoramento. Teresa Cierco – docente na Universidade do Porto – depois de referir a vasta bibliografia sobre o tema da Lusofonia e de dizer que há já alguma coisa escrita sobre a CPLP, afirma que “Neste conjunto, este livro destaca-se porque tem a originalidade de interligar as duas questões, referindo-se à CPLP como um instrumento que poderá ser útil à Lusofonia”. E citando Venâncio, Teresa Cierco recupera a ideia de que “apesar de ser difícil dissociar uma da outra, a Lusofonia é uma realidade que vai muito para além da língua”. E Jorge Bento, igualmente docente na Universidade do Porto, dá realce aos laços sólidos por via dos afetos – citando Adriano Moreira e dando exemplos de Goa e da Amazónia brasileira, nessa região particularmente no que diz respeito à culinária – ao mesmo tempo que refere o sentido de oportunidade da obra, sobretudo pela manifesta necessidade de introduzir profundidade na discussão do tema. E recorda mesmo uma recente declaração de Ramalho Eanes ao jornal Público, na qual se espelha a ideia de que Portugal – depois do fim do Império – se ligou demasiado a um equívoco: o projeto europeu, que foi sendo destruído e hoje já não existe.
         Sem querer transformar este espaço numa manifestação narcísica, acrescentarei apenas parte da minha dedicatória (de 2012) neste Lusofonia e CPLP-Desafios na Globalização: “Admitindo como verdadeira a ideia de que, quando o sonho se concretiza, deixa de haver utopia – continuemos a sonhar nesta tarefa de consolidar a lusofonia e a atuação da CPLP. Que o não-lugar que nos foi legado pelos Gregos vá deixando de ser paulatinamente o lugar que não existe, prolongando o sonho. Fixemo-nos no Trapézio dos Oito e nos Mares que os unem, abraçando simultaneamente todas as diásporas”.


Cumprida a tarefa de escrever sobre os quatro livros que escolhi para destacar no ano de 2013 – e aproveitando a circunstância das diásporas – não poderei deixar de falar ainda no excelente projeto que foi a edição da Agenda Mangwana para 2014, uma louvável iniciativa do Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora (CEMD) na qual tive o prazer de colaborar com 5 poemas. Chamei ao projeto UM LIVRO COM MUITOS DIAS…e com muitos poemas! 

Um “poema” pode ser igualmente considerado um texto de Rui de Azevedo Teixeira sobre o comandante ALPOIM CALVÃO – uma figura de outra galáxia – publicado na revista TABU, em 27 de Dezembro de 2013, parte integrante dessa edição do semanário SOL. Numa conversa que incluiu, para além de Rui Teixeira e de Alpoim Calvão, o vice-almirante José Carvalheira, o general Almeida Bruno e ainda Ângelo Lucas, a parte final do texto oferece-nos os pratos fortes: a crise os países lusófonos, o patriotismo. “Portugal é o arreigamento, o «mais antigo e constante Amor, que nunca vacilou», de Calvão. Portugal é a palavra da sua vida. Emparelha-a com Império. E, já há décadas, com Lusofonia. Sem qualquer relação neurótica com as ex-colónias. A sua condição saudosa de português não é nem passadista nem arca com complexos de culpa”. Vale a pena ler…e perceber!
António Bondoso
Jornalista – CP359.
Janeiro de 2014
         


Sem comentários: