2014-08-17

FALECEU PIRES VELOSO, A QUEM CHAMARAM VICE-REI DO NORTE. 



PIRES VELOSO
Faleceu aos 88 anos de idade.
A verdade é que não sei quantificar o que o país lhe terá ficado a dever, depois da sua intervenção em Abril de 1974 e em Novembro de 1975 [independentemente das posições tomadas e das circunstâncias em que o foram e dos “rótulos” com que o distinguiram] – tendo pelo meio uma missão tão decisiva quanto polémica na descolonização de S. Tomé e Príncipe.
Eu, para além da amizade, fiquei a dever-lhe uma participação decisiva na elaboração do meu livro ESCRAVOS DO PARAÍSO- Vivências de S. Tomé e Príncipe (2005, MinervaCoimbra. Pgs 35 a 70) – uma conversa a meias com a [também já falecida] sua mulher D. Maria Cândida. Ficou, assim, registada uma parte da história do país, particularmente da descolonização das Ilhas do Meio do Mundo de que ele aprendeu a gostar – apesar das reservas com que encarou inicialmente a missão para ser o último Governador da ex-colónia e, por fim, desempenhar o cargo de Alto Comissário até à independência em 12 de Julho de 1975.
Uma das “batalhas” que Pires Veloso teve que travar em STP foi com a “Associação Cívica Pró MLSTP”, vulgarmente conhecida por “Cívica”. E independentemente dos “campos opostos” – é quase unânime a defesa do papel de Pires Veloso em todo o processo de transição. De Filinto da Costa Alegre a Alda do Espírito Santo, de Carlos Tiny a Leonel D’Alva, todos salientam as posições de bom senso e de diálogo construtivo, para além da firmeza.
Ficará sempre uma abraço grato pela Amizade com que me distinguiu, apesar de nem sempre estarmos de acordo!
António Bondoso
17 de Agosto de 2014. 



António Bondoso
17 de Agosto de 2014. 

Sem comentários: