2018-12-23


SE PENSARMOS SÓ NA ÁRVORE…nunca chegará o Natal!
Falemos menos de magia e mais de ação. Não vale o exercício repetido do recurso à geografia do sofrimento, da miséria e da guerra…é por demais conhecida. Centremo-nos aqui, nas dores do que somos e que vivemos.


É comum ouvir palavras repetidas por esta altura. Diz-se que é Natal e que há uma árvore toda iluminada e colorida, na base da qual é suposto depositar presentes; e também se diz que há «espírito» no ar; e diz-se igualmente que é um tempo de paz e de alegria; e diz-se ainda que é um tempo solidário e de partilha.
         Sem qualquer ponta de demagogia – e ao contrário de algumas «mensagens» natalícias que já ouvi – eu venho falar-vos dos milhares de árvores despidas e dos milhões de barracas que nem sequer têm lugar para uma árvore. Venho falar-vos desse símbolo máximo do consumismo e de um Pai-Natal que só «viaja» em determinadas latitudes, sem tempo nem espaço para visitar milhões de chaminés frias de vida e vazias de sentido.
         Venho falar-vos de árvores sem raízes, praticamente mirradas por falta de um carinho diário. Venho dizer-vos que os homens esqueceram a boa nova da chegada de Cristo redentor; e lembrar-vos de que o «presépio», na universalidade da mensagem, não precisa de musgo nem de «reis magos» mas sim da nossa «presença».
         Saibamos olhar, saibamos escutar, saibamos agir!
António Bondoso
Jornalista
Dezembro de 2018

Sem comentários: