2019-03-15

Mãe! Completarias hoje 100 anos, se o destino não tivesse tropeçado!



Mãe:
Não poderei levar-te uma rosa.
Mas neste dia em que celebrarias o teu centésimo aniversário estarás, como sempre, no meu coração. E no meu pensamento. E nas minhas palavras. As quais, espero, possas entender à distância.

HOJE (RE) NASCESTE!
Tu me trouxeste
Protegido
Me pegaste com leveza
E cobriste, suave, com carinho.
Foi um amor aquecido
Desde sempre
Acompanhando atenta
Os meus desvios.
Estiveste comigo em permanência
E ao colo me levaste à ilha longe
Pensando estar ali todo o futuro.
Lutaste e sofreste num tempo outro
De calor e humidade refrescante.
Foste mulher inteira e imperfeita
E uma doce mãe preocupada
Como as ondas do mar que sempre vão
Mas retornam à praia por encanto.
Depois veio a dor
No tempo da meia vida
No Equador
E nem soubeste.
E mesmo quando a dor já era grande
Do tamanho de uma idade que não tinhas…
Partiste.
Não importa como e quando
Pois hoje…nasceste!
E a cada hora que passa
Tenho lembranças de ti
Mãe…
Por vezes sinto uma dor no peito
Mas outras há em que
Vejo uma estrela aqui!
================
Momentos. Momentos nossos, de ti e do menino que fui…ou de como se pode assinalar, virtualmente, o centenário da mãe real que tive.


António Bondoso
15 de Março de 2019

Sem comentários: