2019-10-06

A REPÚBLICA DAS MAÇÃS…
…ou de como os males da interioridade não conseguem eliminar a resiliência dos agricultores que se dedicam à cultura da maçã nesta especial região da Beira Alta situada a sul do Douro: sobretudo Moimenta da Beira, Armamar, Tarouca e Sernancelhe. 


         Quem ler este texto, provavelmente já terá sido confrontado, mais do que uma vez, com a velha expressão depreciativa «república das bananas», uma ideia consolidada em alguns países da América do Sul há muitos anos, sobretudo quando empresas dos EUA se dedicavam à exploração abusiva desses países, comercializando exatamente esse fabuloso fruto que é a banana.
         Pois aqui, nesta região que eu destaco acima, creio não corrermos o risco de sermos avaliados negativa e depreciativamente, pois é bem conhecida a tenacidade com que os agricultores enfrentam – desde sempre – as consequências das oscilações climáticas e o esquecimento a que têm sido votados pelas políticas dos sucessivos governos. A falta de uma rede de frio eficaz foi sendo contornada mas falta ainda a atenção devida ao regadio. E não tem sido por inércia ou deixa andar. Repetidamente nos últimos anos o assunto tem sido falado e houve já projetos aprovados como o da Boavista, em Caria – integrada no plano nacional de regadio. A da Nave estará muito próxima da aprovação. Não só a quantidade importa. A qualidade da água é fundamental. 




Por isso se vai dizendo que esta região produz a melhor maçã do mundo. Daí a minha homenagem, atribuindo o título de «República das Maçãs» a este modesto texto, que me veio à ideia ontem – dia 5 de Outubro – o da implantação da República em 1910. Exatamente durante o acompanhamento que fui fazendo da apanha em pomares da região, com amigos fruticultores associados às «Frutas Cruzeiro» (passe a publicidade) e simultaneamente membros da Confraria da Maçã, criada em 2008 e com sede em Moimenta da Beira. Obrigado Zé Carlos pela magnífica viagem entre a Granja Nova e o espetacular armazém em Armamar. Toneladas de um produto magnífico a viajar pela «Rota da Maçã», nascida e consolidada nesta região da Beira Távora.

         Viva a República das Maçãs!





António Bondoso
Jornalista
Outubro de 2019.

Sem comentários: