2019-10-09

CONVERSAS CRUZADAS DE UMA SALA DE ESPERA NUM CENTRO DE SAÚDE PERTO DE SI

Sala cheia, entre números e vozes de chamada para a inscrição ou para a consulta. E muitas conversas cruzadas. Véspera do Dia da Saúde Mental. 


Sabe qual é a melhor hora para se vir aqui? É à hora e meia! Há menos gente.
Olhe…e como vai o seu marido? Ainda trabalha naquela casa dos leitões? Aquilo é que era um leitão! Que categoria. Mas já não o vejo há muito tempo. Ele está bem?
E a demora…
Diz outra voz: os médicos também adoecem!
E a imagem de fundo, para além das pessoas a circular, é um écran de televisão com a emissão da TVI. O tema – o suicídio!
E as vozes…só venho por causa da medicação. Faz-me falta. Vamos lá a ver se isto vai. Vamos lá ver!
Do outro lado…e o meu pai, coitado, teve que ficar sozinho, eu não posso. E foi agora operado às hérnias. E eu…é como se vê.
Prosseguem as vozes no meio do suicídio da TVI.
Há dias caí na rua…nem tive tempo para nada. Lá veio a ambulância e só dei conta a caminho do hospital. Aquilo até mete medo. É cada um!
Mais uma voz: olhe, e os seus meninos estão bem?
Bem, graças a Deus. Olhe, temos agora mais um. Foi anteontem. Um artista!
O meu é o futebol. É a paixão dele. Tem vontade mas não joga nada de jeito. Mas é cá um portista!
O meu já está um homem! E a irmã…é muito meiguinha!
Ó D. Aldina…já chamaram por si!
Já ouvi, obrigada.
E outro…que entra esbaforido, nervoso, quase a sufocar…de tão gordo que é. Onde estão as senhas? (Temporariamente fora do sítio habitual, por obras na parede antiga).
Aí, em cima da mesa!
Ahhh…obrigado.
E a TVI continua em fundo. Agora são os crimes de faca e alguidar (depois de uma breve passagem pela promoção do calcitrin): discute com a irmã e atinge o sobrinho com um tiro na cara.
Admiração sonora: - ai 75! Setenta e três tenho eu.
E chega a altura do noticiário das 13. O vai e vem dos utentes prossegue.
Um pai com um bébé ao colo, uma idosa apoiada numa bengala e que não sabe se o seu rendimento provém da pensão xis ou do complemento do idoso. O filho que a acompanha também não sabe. O papel está em casa.
E o dinheiro, que tanta falta faz: - quem me dera o totoloto! Uma boa quantia dava jeito. E se fosse o euromilhões?
A raspadinha é que é uma tentação. Às vezes lá sai 20 euritos.
Ó rapariga…isto não está pra nós!
E o telejornal: - a estabilidade que se deseja no país. À medida de cada um, claro!
Tou?...já fez o depósito?...falou no sábado?...mas já não paga há 4 meses!...faz amanhã?...veja lá, não estrague a sua vida! E volta a efetuar uma chamada: - olá, sou eu! Ele ainda não fez o depósito! Envia a carta! Em nome da estabilidade - digo eu!
E eu? De repente veio-me à ideia uma pessoa amiga: - a mim, nunca me dói nada! Sr António Augusto Bondoso! Suba ao 3º andar que a Senhora Doutora vai já chamá-lo.  


António Bondoso
Jornalista
Outubro de 2019. 

Sem comentários: