2019-12-12

ONDAS DE CALOR…OU 70 ANOS DE RÁDIO NO EQUADOR!
12 DEZEMBRO 1949 – 12 DEZEMBRO 2019.


Aqui, Rádio Clube de São Tomé…
Escutam o Emissor Regional da Emissora Nacional em
 São Tomé e Príncipe…
Em Onda Média e FM escutam a Rádio Nacional
de São Tomé e Príncipe…
Tem sido assim, ao longo de 70 anos. Longa vida à Rádio nas Ilhas do Meio do Mundo.
«As ondas da Rádio projetam-se.
Ora se misturam com as ondas do mar
ora se confundem com as nuvens do céu.
E amam-se
Como só os corações da Rádio sabem amar.(…)
António Bondoso – 2018. 


De parte de um meu poema...à síntese perfeita da São Lima:
 “ De Rádio Clube a Rádio Nacional - Presença, memória e nova emergência nas casas, nas mentes e nos corações.”
Conceição Lima – 2019.


E deixo ainda, por agora, o resumo sentido do João Carlos:
"Nasci em 1959. Cresci a ouvir a Rádio Clube de São Tomé e Príncipe. Foi neste percurso que fui ganhando o fascínio pela rádio, aquela caixinha mágica que iludia os meninos ingênuos das ilhas. Veio a independência mas ficou em mim a memória da "Grândola Vila Morena", a canção que anunciara antes o fim do regime colonial, após o 25 de abril de 1974. Independente, ganhei responsabilidade e maturidade como um dos quadros jovens nas fileiras da Comunicação Social São-tomense. A Rádio Nacional ficou em mim e dela guardo experiências e memórias que até hoje guiam o meu percurso profissional como jornalista radicado em Portugal. "
João Carlos – 2019. 


E há também o «bichinho» da Rádio que não larga a Lourdes Costa: 
"A viagem das ondas hertzianas do Rádio Clube de S. Tomé que passou em 1975 para a Rádio Nacional de S. Tomé e Príncipe, nas ilhas do Meio Mundo, na linha do Equador, deixa o marco inesquecível dos anos em que, na memória jovem, me fiz profissional. Lembranças salutares, histórias marcantes vividas, amizades sólidas perduram ainda dentro de mim como o "bichinho" dessa estação emissora. São experiências, memórias, recordações nunca esquecidas." 



Intervalo para o seu almoço…e música para o seu jantar... na companhia da Rádio.

António Bondoso
Jornalista.
Dezembro de 2019 


Sem comentários: