2021-07-13

VIAGENS COM REGISTO

A «iliteracia» dos comboios…e outras pequenas coisinhas



Os comboios, esses circulantes que vagueiam de forma estranha, à inglesa, pela esquerda, igualmente com uma estranha numeração das carruagens, o que tem certamente a ver com o sentido da marcha do comboio. E também a numeração dos lugares, de forma bem visível, a indicar ou à janela ou do lado do corredor. Pois há pessoas que, nem com o desenho, sabem respeitar o lugar. “O meu é o 27” – dizem, com ar de toda a certeza, apesar de estarem a ocupar o 25, correspondente à janela. Não vale a pena argumentar…ou haverá muito provavelmente uma cena de peixeirada. E lá vamos, na marcha, ora em velocidade ora mais lentamente – se é um Alfa Pendular ou apenas um Intercidades, observando, por exemplo, a utilização generalizada de WC destinados a pessoas com deficiência. 



         Ou ainda aqueles passageiros/as que demoram uma eternidade a comer um pequeno pacote de batatas fritas…aproveitando toda a viagem para uma ausência de máscara ou usá-la por baixo do queixo. E o gesto de lamber languidamente os dedos da mão esquerda, provavelmente para que não se perdesse a mínima pitada de sal. Por fim lá volta a máscara, tendo todo o cuidado em deixar o nariz de fora, seguramente à espreita do contágio.

         E o tempo e a viagem mudam a paisagem. E foi o rio e os pinheiros, oliveiras e olivais, e as vinhas – claro – sem esquecer as hortas. Até que chegamos à agradável paisagem da orla costeira de Espinho e de Vila Nova de Gaia, depois de passar o «Bazófias» e o cheiro de Cacia. É tempo de encher os olhos com a barroca beleza dos antigos palacetes dos «torna viagem brasileiros». Não apenas, claro, mas sobretudo. 



         E antes de sair nas «Devezas», ainda tempo para ouvir a simpatia do «picas» a avisar um septuagenário casal de que, chegando a Campanhã, deveriam mudar de comboio para chegar a S. Bento.

António Bondoso

Julho de 2021.   









 

Sem comentários: