2007-10-01

IDEIAS E FRASES - "INICIATIVA - 2º ACTO" !

AS INICIATIVAS QUE PODEM E DEVEM MUDAR O FUTEBOL PORTUGUÊS !

1 - Louvável iniciativa do jornal A Bola, ao juntar os presidentes do Benfica e do Sporting para assinalar o centésimo jogo entre os dois clubes. No 1º acto - o assunto merece uma peça de teatro - falou-se de memórias, de grandes jogos no tempo em que o futebol era outro (quem mandava eram eles!) e se jogava por amor às camisolas, curiosamente encarnadas - umas e verdes - outras, sendo a esfera armilar representada por uma "bola dourada". De bandeira em bandeira, via-se que o vento soprava sempre para os lados da Luz e de Alvalade. Lisboa era - e é! - a capital, o centro do poder (quem manda, quem manda, quem manda?...), o resto do país era paisagem - agora está mais na moda o vocábulo desertificação, os portugueses do interior emigravam para Lisboa (fazendo crescer os "bairros da lata") ou para países estrangeiros. A maioria, pois para as ex-colónias a burocracia exigia uma "carta de chamada" : eram os portugueses de segunda, pois as suas "divisas" não geravam riqueza na Metrópole.
Mas voltando às memórias do 1º acto, era necessário "criar" um ambiente de sã convivência e de fraterna amizade, no sentido de embelezar e dourar as emoções da "verdade desportiva",que só um Benfica-Sporting pode, "honestamente", originar. Nada há que se assemelhe, nem de longe nem de perto.
Aguardava-se, portanto, um grande espectáculo, de "encher o olho", sem mácula ! Só que (como os independentes são muito imprevisíveis), aconteceu uma desgraça. Não foi o empate a zero, o mau futebol praticado - mas sim o árbitro ! Da região de Lisboa e Vale do Tejo, nomeado por uma comissão de arbitragem da região de Lisboa e Vale do Tejo, presidida por um confesso adepto do Sporting, integrada numa Liga em cuja Direcção não há qualquer representante do F.C. do Porto. Até parece o "tempo da outra senhora", onde o clube da Invicta cidade nunca "conseguiu colocar" um Presidente na Direcção da F.P.F. A rotatividade só abrangia os clubes de Lisboa (BSB).

2 - Em face da desgraça, nada melhor do que "matar" a ressaca do fim de semana, publicando o jornal A Bola o 2º acto da conversa/entrevista com os amigos presidentes da 2ª circular. Não foi seguramente uma estratégia, antes se tratou de um critério jornalístico/empresarial. E pode dizer-se que foi na "mouche" e deu um jeitaço !
Aproveitando a circunstância de estar instalada a confusão sobre quem teria sido mais beneficiado/prejudicado pela arbitragem do derby lisboeta - uma mancha na pureza das relações entre os dois presidentes e os dois clubes - o jornal sacudiu e transferiu o incómodo para outras latitudes.
Primeiro, através do ante-título "Benfica e Sporting a uma só voz em defesa do futebol". Depois o título "É preciso mudar pessoas" e, sempre sublinhado a encarnado e a verde, o brinde com duas citações elucidativas e de grande alcance, próprias de quem vive noutro planeta (não fosse o sério da questão, eu diria mesmo próprias de um Carnaval permanente) ! Vejam só : - "Benfica e Sporting têm sido gravemente prejudicados pela arbitragem em benefício de outra equipa" (LFV) ; - "Sporting paga a factura de ter levantado o problema do sistema e da arbitragem" (FSF). Teriam dito o mesmo depois do derby ?
Curiosidades : - o primeiro permitiu-se assumir a defesa do vizinho e não teve coragem de nomear a "outra equipa" ; o segundo volta a falar de sistema, como se não tivesse responsabilidades no interior do mesmo sistema. Talvez tenha passado despercebida uma pequena notícia, na última página do mesmo jornal e na mesma edição de segunda-feira, de acordo com a qual o Sporting não vai deixar caír o seu representante na Direcção da Liga, preferindo "continuar a defender as suas posições estando perto do centro das decisões...". Como diria a Matilde ( neta de um primo meu) na sua ingenuidade de dois anos de vida, "tens cá uma letra"!
É fácil esquecer o penalty na Amadora ? É difícil lembrar a grande penalidade não assinalada no jogo da Supertaça e que deu um título ao Sporting ?
É fácil esquecer o "campeonato da vergonha" no tempo de Trapatoni ? É difícil lembrar um célebre jogo no Dragão, no qual não foram assinaladas pelo menos três grandes penalidades a favor do clube da Invicta ?
E se for necessário ir mais atrás, talvez seja conveniente lembrar aos mais novos quem foi o primeiro árbitro a ser irradiado no futebol português. Calabote, lembram-se ? No Benfica-Cuf de 1958/59. Quase no centenário desse "acontecimento", seria interessante e altamente pedagógica uma nova iniciativa.

3 - E para os que agora tentam "esconder" os maus resultados com os eternos problemas da arbitragem, recomendo a leitura do espaço de opinião de José Manuel Delgado nos "Cadernos A Bola" (nº38, Agosto de 2007, pág.226). Esperança, futebol limpo, justiça, caciques a sucumbir, verdade desportiva, a Liga da coragem - vale a pena reler !

4 - Quantos milhares de "estórias/crónicas" se poderão escrever sobre esta temática ? A favor e contra cada uma das teses ? Estatísticas ? É só consultar a memória ! Já agora... também poderá ser interessante reler os meus escritos anteriores, neste mesmo Blog.
Como diria Santana Lopes, o país está doido ! Um abraço e até sempre...

António Bondoso.




Sem comentários: