2008-10-22

FILOSOFIAS...



SE NÃO PUDERMOS GANHAR...FAZER COM QUE O ADVERSÁRIO PERCA !!!


Esta singular (que melhor adjectivo para um paradoxo tão grande?) frase, ouvi-a eu há dias quando sintonizava a Antena 1 durante a emissão de um "espaço" de desporto. O autor - Paulo Bento, treinador do Sporting. No "meio" desportivo já nada me surpreende ! Desde aquela "bomba" do árbitro Vitor Correia (creio), quando disse "...depois de ver um porco a andar de bicicleta já acredito em tudo" !

Surpreendeu-me foi a "insistência" do locutor (?) na utilização da frase ! Repetir o paradoxo sem perguntar a Paulo Bento o que ele realmente queria dizer com a frase - isso é que não !

Uma outra parecida - só a de Jaime Pacheco, ainda treinador do Boavista : Como é que vai jogar?
---" sempre ao ataque, fechadinhos cá atrás" !

SUCEDE QUE - A PROPÓSITO DE "FILOSOFIAS" - tenho andado contido e reservado , à espera de uma oportunidade brilhante do Professor Jesualdo Ferreira.

Foi o "desastre" de Londres, rapidamente encoberto pelo resultado de Alvalade (já tinha acontecido o balde de água fria em Vila do Conde) ... mas a verdade é que os ares do Tamisa tolheram os neurónios portistas. Não só dos jogadores mas, sobretudo, do técnico Jesualdo Ferreira. É o líder, é ele que escolhe o "onze" inicial, é ele que promove as alterações durante o jogo... etc, etc.

Perder com o Dínamo de Kiev, no Dragão, com um remate - um golo ? É verdade. Mas a equipa não conseguiu marcar, apesar dos inúmeros lances de ataque e, até, de duas ou três oportunidades!

E agora... a derrota com o Leixões, também no Dragão. É verdade que em quatro lances de ataque, o Leixões conseguiu três golos... mas o Porto - com mais de uma dezena de ataques - só marcou por duas vezes ! Incrível, a forma como se falham tantos golos ! Mais incrível ainda, a forma como foram consentidos os lances do Leixões. Então o 1º e o 3º golos, é impensável numa estrutura como a do FC do Porto. Dirão agora os mal intencionados... que o árbitro ainda invalidou um "lance" limpo ao Leixões. É verdade ! Mas seguramente se vão esquecer de um outro penalti sobre Hulk - ainda com o resultado em 0-1 e, mais tarde, também um fora de jogo mal assinalado ao mesmo Hulk... e do qual poderia resultar mais uma jogada perigosa!

Não adianta "filosofar" sobre estes erros grosseiros da arbitragem ! Já aqui falei ( muito antes de Jesualdo) da "pressão" que é exercida pelo arrastar do processo dos apitos ! E a pressão é tanto maior - quanto os "casos" vão sendo inocentados pelos Tribunais. Mas, enquanto o processo se for arrastando, vai-se mantendo a pressão !

E também a pressão dos media lisboetas. Ou pensam que O JOGO é diferente ? Basta Ver em que mãos está a tão falada, odiada e "inconstitucional" concentração !
É curioso ler os "comentários" dos entendidos. Ou os títulos ! Banho de Bola ! Qual banho de bola? Percebem a razão de o nosso futebol andar como anda ?
Todo o mundo a defender o futebol espectáculo... e o que se vê nos media ? A DEFESA dos que defendem como podem... fazem um contra-ataque e marcam um golo !!!
LINDA FILOSOFIA !

O PROBLEMA é que, numa equipa como a do F.C. do Porto, isso não é suficiente para desculpa. Há a obrigação de jogar bem e ganhar... marcar sempre mais um golo que o adversário ! E isso não tem acontecido.

Então, perguntarão alguns, o que fazer ?

A RESPOSTA É SIMPLES ! Por que razão não adopta Jesualdo Ferreira o paradoxo de Paulo Bento ? Pelos vistos, com ele tem dado resultado ! Ganhou na Ucrânia com dois remates - um golo!

Só que Jesualdo tem feito o contrário. Apregoa confiança, seriedade e superioridade, mas os resultados não aparecem ! E porquê ?
EM VEZ DE CUMPRIR A FILOSOFIA DE PAULO BENTO... confunde tudo. De tal forma, que o resultado é este : - "... SE NÃO PUDERMOS GANHAR... QUE VENÇA O ADVERSÁRIO" !

FILOSOFIAS !

Sem comentários: