2008-10-16

MEMÓRIA CURTA , FALTA DE CARÁCTER E OPINIÕES A MAIS !

DA DITADURA PARA A DEMOCRACIA...HÁ SEMPRE UMA TRANSIÇÃO ATRIBULADA!


A situação que hoje vive a Selecção Nacional de futebol faz-me lembrar o PREC, logo a seguir ao golpe militar de 25 de Abril de 1974. E a conclusão a que tenho chegado, infelizmente, é a de que uma boa parcela de portugueses só sabe viver em DITADURA!

Há 34 anos saímos de um período ditatorial de quase meio século - em 2008 terminou a ditadura do treinador Scolari na Selecção Nacional de futebol! Infelizmente, a ruptura no futebol não foi tão completa quanto a dos militares de Abril. Sobraram ainda alguns focos de tensão, de intriga, de ditadores e de incompetentes - como por exemplo os senhores Madaíl, Godinho e Amândio de Carvalho. E Carlos Queirós caíu na tentação de "recuperar" o sr Agostinho Oliveira. Fez mal ! Tal como "não cumpriu" a sua vontade expressa de fazer da selecção uma casa sem lugares cativos. Começou bem, mas não deu seguimento à necessária ruptura ! E, por isso, a TRANSIÇÃO tem sido mais atribulada do que o esperado.

Apesar de tudo, QUEIRÓS continua a merecer o meu apoio. Ao contrário de alguns jogadores, ao contrário de muitos "jornaleiros!" e, naturalmente, de grande parte do público que vai aos estádios ver a selecção. Como em Braga - curiosa coincidência! - foi dali que partiram os militares para o golpe de 28 de Maio de 1926, o qual viria a abrir as portas para a ditadura do Estado Novo. A mesma ditadura que nos proporcionou um excelente 3º lugar no Mundial de 1966, em Inglaterra - a nossa mais antiga (e mais bem intencionada) aliada.

Acima de tudo estão os resultados ? Então venham as ditaduras !

E se é preciso o apoio da Comunicação Social - então estamos no bom caminho !

Basta olhar para as primeiras páginas, por exemplo de A Bola ou de O Jogo... ou ter escutado os "dourados" relato e comentário da TVI. Tive pena de não ouvir o relato radiofónico. Mas fiquei satisfeito com as "pérolas" com que a TVI nos brindou : de memória... "já são poucos os lugares vazios - dizia um, e logo outro acrescentava... continua a entrar muito público no estádio" ! ?
Ou... "o povo assobia, manifesta o seu descontentamento, dizia um - e esse mesmo, sem perder tempo, logo acrescentava... de falta de apoio, a selecção não se pode queixar" ! ?

Ou ainda... "Quaresma e Nani vão entrar (por que razão não jogaram de início - pergunto agora eu!?) mas devem ter em atenção que não é para brincar e não podem ser os donos da bola" ! Quaresma pegava na bola e logo merecia críticas... mas todos se esqueceram que, por ex Cristiano Ronaldo quis ser o dono da bola desde o início ! Sem um único efeito positivo ! E a "estrela" Danny ? E a "estrela" João Moutinho ? Ainda ninguém reparou que o miúdo só devia estar a jogar nos Juvenis ou nos Juniores ? Não tem corpo, não aguenta cargas, não pode jogar contra raçudos como os Albaneses ( como os comentadores da TVI se fartaram de elogiar a excelente condição física dos jogadores da Albânia !). E simula muito ! Qualquer sopro ( como no jogo Sporting-Porto) deita o miúdo ao chão !

E a memória curta, até dá para esquecer que os melhores lances de perigo apareceram já com Quaresma, Nani e Nuno Gomes em campo!

VERGONHA ? - vergonha... é colocarem sempre a fasquia muito alta ou escreverem para "vender"!
Vergonha é ver páginas como a da Bola, comparando Scolari e Queirós. NÃO HÁ COMPARAÇÃO! Scolari nunca teve carácter. E fez da selecção o grupo dos seus apaniguados! Não eram os melhores a jogar! E as circunstâncias dos tão propalados "sucessos" também não podem ter comparação! Querem comparar a qualidade dos grupos de apuramento para o mundial de 2006 e para o europeu de 2008 com a situação actual ? Esquecem que, para o europeu de 2004, nem sequer teve a maçada de um grupo de qualificação ? E perdeu duas vezes com a Grécia ? Em casa !!!
Vergonha ? - vergonha... é ver a atitude de Madaíl no estádio de Braga. Ao sair, antes do final do jogo, sabia exactamente a "confusão" de interpretações que o gesto iria produzir ! Quer resultados "imediatos" para "consolidar" a sua (re)candidatura ? O melhor é nem pensar nisso ! Passe à "reforma" !

O futebol vive de (bons) resultados ? CLARO QUE SIM ! Mas a "revolução" de Queirós precisa de tempo e de apoio. Muito e Verdadeiro! Para submarinos, já bastam aqueles que P.Portas quis comprar quando passou pelo Governo. E os tanques com peças inadequadas ?

COMO TENHO DITO... "depois de tudo isto - está tudo a correr como o previsto" !




Sem comentários: