2008-12-28

ENTÃO...QUAL É O PONTO DA SITUAÇÃO?

Se fosse o meu filho a responder, diria apenas um telegráfico... Bom Dia !

Mas eu estendo um pouco mais as palavras, tendo a noção de que a pergunta não é inocente e tem muito a ver com a qualidade dos media no nosso país.

ESTOU A REFERIR-ME À TELEVISÃO E... PARTICULARMENTE À RTP1 !

NESTA QUADRA DE NATAL, o que o canal 1 da televisão pública nos ofereceu foi...apenas uma vergonha !

Retirando alguns aspectos dos blocos informativos, o chamado entretenimento foi para esquecer!
REQUENTADAS REPETIÇÕES - fora de tempo e sem aviso prévio - desde uma ceia de natal que fez chorar de fome qualquer instituição de solidariedade social, até ao "Olha Quem Dança" presunçosamente apresentado, passando pela milésima repetição de uma Causa Maior (para a qual contribuí, por sinal) e pela enésima transmissão do Natal dos Hospitais - desta vez patrocinado pela FAMÍLIA CARREIRA ! Pelo menos o tempo de antena foi correspondente ! E no rol, não podia faltar o "Ainda Bem que apareceste", do inefável Virgílio Castelo.

Não está em causa o nível da Catarina Furtado, nem mesmo da Tânia Ribas de Oliveira, ou do Carlos Malato ou do Jorge Gabriel.
O QUE SE CONTESTA É A POBREZA DE CRIATIVIDADE DE QUEM DIRIGE. FORAM TRÊS DIAS A VER AS MESMAS COISAS.

MELHOR DO QUE NESTES TRÊS DIAS... SÓ TALVEZ AS EMISSÕES DA RTP Internacional !

Afinal... os portugueses não merecem mais e melhor.

FALTOU O DINHEIRO ? HOUVE QUE retraír para cumprir o orçamento ?
Para a próxima... gastem menos em reportagens no estrangeiro. Grande parte das vezes de muito duvidoso interesse !

Ou será que foram quase todos de férias ?

Fosse qual fosse a circunstância, é uma medida de programação que não se admite no canal público que todos pagamos!
INCOMPETÊNCIA,DESLEIXO, ARROGÂNCIA - como quem diz : o Povo que se lixe !

********** E ESTAS DEZ ESTRELAS, apenas para "repetir" - também eu tenho direito, afinal - a eterna ideia de que é necessária muita FORMAÇÃO !

Também não valerá a pena cair no exagero de "SABER PERGUNTAR" como o Mário Crespo [li há dias que ele é quem sabe perguntar melhor]... mas é importante ter o mínimo de preparação para ser "dono de um microfone" !

Admito que o tema tenha, eventualmente, "engripado" os perguntadores. Admito que esteja muito boa gente a gozar merecidas férias em Cuba ou em Cancun. Mas, por favor, todos têm direito a formação !

E NOTEM : - formação rima mesmo com o "então" e com o "ponto da situação". Parece que estamos a voltar aos velhos tempos do PREC... Havia muitos "pontos da situação", inúmeras e infindáveis conferências de imprensa... "mas não só" ! Com este ritmo, mais tarde ou mais cedo, ainda voltaremos a este velho chavão !

Não sei... sou eu a pensar alto !
E ...então...por agora, aqui fica o ponto da situação...possível !

1 comentário:

platao disse...

Bondoso, nem fales da chamada RTP Internacional! Aquilo por lá não tem uma equipa dirigente ou cada turno faz o que lhe dá na gana? Ainda medem o coitadinho do emigrante ao nível do rés do chão. Por isso há, galopantemente, cada vez mais desinteresse das novas gerações pela mãe-Pátria. Das novas e das antigas. Quem manda ou pensa que manda na RTP nunca viu outros canais internacionais de televisão, se tivesse visto não deixava que a RTP i fosse um autêntico massacre. Repete meses e meses a fio as mesmíssimas promoções, os mesmíssimos separadores, promete e não cumpre com a totalidade da programação anunciada, os dois programas que tem especificamente, dizem, para os portugueses fora de Portugal, mais parece serem destinados a analfabetos militantes. A RTPi parece gostar de ser pequenina com a vaidadezinha pacóvia de alguns dos seus apresentadores e apresentadoras que nunca aprenderam a interrogar os convidados e não conseguem articular duas frases seguidas sem tropeçarem na gramática. Tudo disfarçado com palmas e gritaria imploradas de dois em dois minutos despropositadamente.
A colaboração das outras televisões é, estranhamente, escassíssima e requentada: telenovelas da TVI com 5 e 6 anos e repetidamente, e Grande Reportagem. Claro que se salvam alguns programas que também passam na RTPi, como o Prós e Contras (tem dias), Câmara Clara, Em Reportagem, Contemporâneos e um ou outro espectáculo musical produzido no exterior da RTP.