2009-05-16

PROMETIDO É DEVIDO !

MAIS UMA FESTA ! MAIS UMA PROMESSA ! ... PARA CUMPRIR !

Vivendo-se um clima de festa no seio da "família" portista, talvez possa parecer "politicamente incorrecto" manifestar opiniões algo divergentes da "corrente" assumida. Mas, por coerência e liberdade - o que mais prezo - não sei "estar" de outra maneira.

Quem me tem acompanhado neste espaço de desabafos e de reflexão, por certo recordará as críticas que dirigi a Jesualdo Ferreira e a alguns jogadores do FCP em determinadas alturas da época. Que, na altura e naquelas circunstâncias - mantenho - considerei apropriadas. Particularmente nas "finais" disputadas com o Sporting.
Mas...tal como soube ser crítico, também fui capaz de reconhecer que nem todos os dias são maus. Compreendi, sem condenar - ao contrário de outros - a exibição de Londres, tal como percebi a "batalha" dos efeitos extra relvado. Particularmente de algumas arbitragens e da "bandeira" mediática e (i)moralista da Liga do sr deputado e do sr Costa jurista, condicionadas pelos "apitos".
Compreendi também aquilo que se disse e se escreveu. Tal como o que se omitiu ou se quis esconder! Os "media" assumiram [ embora o possam e queiram negar ] a maior cota-parte da responsabilidade pelo que de mau aconteceu no nosso futebol.

Contudo, com o avançar do tempo, o conjunto de circunstâncias que rodearam a equipa e determinaram o seu sucesso não pode ser ignorado. Direi que, a um misto de competência e de profissionalismo, se acrescentou o "inevitável" factor sorte !

E ao reconhecer os progressos registados, não estou a trair os meus conceitos de coerência e de liberdade. Lembro apenas que o futebol, por muito científico que hoje seja, não é ainda uma ciência exacta. Felizmente ! Se o fosse, perderia todo o encanto que lhe conferem a dúvida, a incerteza, a expectativa, a sorte, o azar, a arte de jogar !
O futebol é um jogo e, como tal, nele são valorizados todos os factores aleatórios. E nem mesmo todas as "novas tecnologias" que lhe possam acrescentar vão diminuir esses factores:- rematar ao lado, falhar o golo, a bola bater no poste e sair, bater num defesa em cima da linha de golo...ou até mesmo bater no corpo de um companheiro de equipa e não ir para a baliza.

Isto é futebol ! O que já não é futebol, é estar em campo numa atitude super-defensiva, sempre à espera de um milagre! Não jogar nem deixar jogar ! Em todas as competições há mais fracos e mais fortes... mas o que deve impedir-se é o facto de haver muitos e demasiado fracos, em escalões de topo. É por aqui que se deve repensar o nosso futebol. Não nos iludamos com a "infalibilidade" das novas tecnologias! Sobretudo, não com a certeza de que elas nos vão oferecer um futebol mais competitivo, mais sério, mais bem jogado! Aquilo a que alguns chamam de "verdade desportiva", vai muito para além do factor das novas tecnologias. Como vai muito para além dos 5 árbitros - a ideia peregrina da UEFA do sr.Platini e da FIFA do sr. Blatter.

Ao falar disto empolguei-me...e desviei-me do assunto inicial.

Jesualdo Ferreira e a sua continuidade - ou não - no FCP. Seguramente que a decisão de Pinto da Costa e da SAD está tomada. Os tabus também fazem parte do "jogo", como referiu o líder portista na festa da Afurada.
Sou de opinião que seria altura de mudar! Sobretudo para bem de Jesualdo Ferreira. Apesar de se ter afirmado como um homem de desafios... penso que os próximos serão bem maiores e mais exigentes. E a "sorte" pode mudar !
Se o Professor se mantiver, reconheço que parte em vantagem. Não só pela Liga dos Campeões, mas pelo gozo e pela alegria de treinar que ele assume. Ainda me recordo de Jesualdo dizer que, no fim da época, se iria rir com os críticos do início dela ! E teve razão. E que bem lhe sabe !

Mas...tranquilamente, vamos esperar pela SAD portista e por Pinto da Costa !
Que foi à Afurada participar numa festa bonita!
E prometer que, se ganhar o "penta", la voltará para festejar.

A propósito - finalmente dou sentido ao título deste desabafo - recordo que, em Setembro do ano passado, em Moimenta da Beira, Pinto da Costa esteve na Casa do FCP... e ali prometeu lá voltar este ano, caso o clube fosse campeão! Essa promessa ouvi-a eu de viva voz e não duvido um só instante de que seja cumprida. Para alegria dos portistas do interior ! Mais centro ou mais norte - pouco importa; o merecido é o clube azul e branco ir alargando o seu espaço, nacional e internacional.

Como assinalou o "grande timoneiro" - não há o risco de perder o norte, existe o risco de ganhar o sul ! E também não fica mal assumir o risco de ganhar os outros pontos cardeais !







Sem comentários: