2009-06-28

DE MAQUIAVEL A M.F.LEITE - PASSANDO POR SÓCRATES, BARROSO, CAVACO E SOARES !

Os fins justificam os meios!

E não há nada que os faça mudar, por mais conselheiros que tenham.
O marketing está ao serviço da imagem - não ao serviço da verdade (que agora MFL tanto apregoa)!
São os prestígios da imagem, de que falava há dias José Gil, quando a moral e a ética já não chegam.
São os media o principal veículo deste populismo barato(?) que nos cerca.

Já ninguém distingue entre a ética da convicção e a ética da responsabilidade, que Max Weber padronizou no início do séc.XIX .
E ao fazê-lo, lembrou que "quanto maior o grau de inserção de determinado político na arena política, maior é o afastamento das suas convicções pessoais e adopção de comportamentos orientados pelas circunstâncias".

Lembram-se dos "combates" entre Cunhal e Soares ? Recordam a "luta de galos" entre Soares e Cavaco ? Têm na memória a "persistencia" de Barroso, que o conduziu a PM e a líder da Comissão Europeia ?

Hoje, temos de nos conformar com as "novas fronteiras" de Sócrates e com a "verdade" que nos quer impingir M.F.Leite.
É pouco, mas chega para nos incomodar !

Sócrates fez o mais difícil [colocar as contas públicas em ordem] - mas foi derrubado pelo mais fácil [a chicana política mediática].

M.F.Leite fez o mais difícil [afirmar-se como líder do PSD] - mas ainda não conseguiu o grau de "verdade e de credibilidade" que lhe possa abrir, sem dúvidas, a cadeira do poder!

E que dúvidas ?
Embora reconheça não ser uma "maluquinha" contra os combóios, às vezes parece! E, tal como à mulher de César, não basta ser honesta. É preciso parecê-lo!
Numa noite, provavelmente no calor do jantar, disse : -"vamos rasgar e romper com todas as soluções que têm estado a ser adoptadas em termos de política económica e social, para que tenhamos resultados diferentes" !

Mas, depois de alguém (de fora) lhe ter chamado a atenção para as palavras ( que não mentem) com alguma frieza e objectividade - veio "rectificar": - o que disse é que a política se avalia pelos resultados, como sempre, e que este modelo de desenvolvimento não produziu resultados. É necessário um novo modelo, romper com este modelo!

E ?
E, como prometeu também há dias, um novo modelo sem aumentar os impostos (?).

Uma coisa é a convicção - outra é a responsabilidade !

O tal negócio da PT/PRISA - dizem - já vem do início do ano. Mas Cavaco falou...e só depois Sócrates anulou !

O Presidente queria as eleições todas no mesmo saco. Mas só o "seu" partido estava de acordo!
Resultado:- eleições em datas diferentes!

Uma coisa é a convicção - outra é a responsabilidade !

"O homem e a sua circunstância"... ou "o homem e a ética política" ? Liderar pelo exemplo, como diz Obama, ou ao sabor do vento ?
Recordando José Gil - "a ética da política vem sofrendo um processo agudo de degenerescência e extinção".

Voltando à comunicação social - agora é mais "chic" dizer media - isto faz-me lembrar aqueles famosos cartoons do GUARDA RICARDO. Tanto a acidez como a alegria mordaz das suas conclusões homorísticas assentavam que nem uma luva.
Mas hoje, tenta fazer-se humor com protagonismo. Eu - com acesso ao microfone e às câmaras; eu - com acesso às páginas dos jornais, posso influenciar a opinião pública! Mesmo dizendo baboseiras, meias verdades ou insinuando. Sobretudo insinuando, que é o que está na moda !
Ou então, criticando camaradas de profissão de outros OCS. Permitindo-se ensinar ou dizer como fazer! Então não é que a Judite de Sousa devia ter feito esta ou aqueloutra pergunta ?

E assim...caminhamos para o abismo!

Como escrevia há dias Paulo Pinto de Albuquerque, a propósito daquela infeliz e irresponsável "associação" do nome e da figura do PR à venda de acções da SLN - "assim, a liberdade de expressão deixa de ser o bastião defensivo da democracia, ela transforma-se no elemento mais corrosivo da própria democracia, atingindo a torto e a direito os políticos, incluindo o mais elevado magistrado da Nação".

Assim se "divertem" os jornaleiros-comentadores e os politiqueiros jornalistas, para seu bem e para nossa desgraça.

Como escreveu António Barreto, "partidos e comentadores multiplicam-se em reflexões acerca das vantagens e dos inconvenientes das datas das eleições" ! Este foi o último (triste) exemplo, como ontem na SIC Notícias, à noite. Uma nova MMG... um jornalista do Expresso a servir de Pacheco Pereira !




Sem comentários: