2009-06-05

O MAIS FÁCIL !

TENTAR GANHAR VOTOS SEM FAZER O TRABALHO DE CASA !

No tempo de Cavaco Silva 1ºM, Portugal - encostado à Comissão de Jacques Delors - até foi considerado como um "bom aluno" da CEE. Alguns Fundos bem aproveitados, outros nem por isso, mas viu-se o país avançar. Sobretudo em vias de comunicação, embora algumas com um sinal negativo, como foram os casos do IP4 e do IP5. Particularmente este, que recentemente teve que ser corrigido para uma auto-estrada, a A-25, com os consequentes custos elevados.

Essas duas vias "estruturantes" não nos ligaram mais depressa à Espanha e ao resto da Europa!
Pelo contrário! Foi necessário transformá-las em auto-estradas. Completou-se a A25, está a fazer-se o mesmo com a A24.

Mas no período pós-Cavaco Silva 1ºM, a integração europeia evoluiu de uma forma extremamente rápida. Com o Euro e com os alargamentos para 27 países, a Europa passou a ser muito diferente.
E quando se estava a tentar recuperar da crise pós-Guterres e pós-Durão Barroso/Santana Lopes, eis que o mundo foi confrontado com a mais grave crise financeira e económica depois da IIªGuerra Mundial.

Portanto, quando se trata de repensar as estruturas e as políticas, de promover novas ideias e de arranjar novas soluções para os novos problemas... eis que acontecem as eleições para o Parlamento Europeu. O único órgão com legitimidade democrática na União Europeia ! E para além disso, teria sido interessante que os partidos revelassem os novos poderes que o mesmo PE virá a ter quando entrar em vigor o Tratado de Lisboa. Pelo Parlamento Europeu passarão, necessariamente, as grandes decisões da construção da Europa.

Mas, porque ninguém se incomodou em fazer o trabalho de casa, os nossos políticos - sobretudo os da oposição - limitaram-se a apanhar a boleia da crise e a malhar no Governo.

É fácil fazer política assim ! Mas não lhe chamem política. Antes DEMAGOGIA !

Por isso é que ouvimos Ilda Figueiredo - com metade do seu vencimento na mão ( a outra metade entrega-a no partido) a dizer mal dos seus pares no PE por terem optado por outro tipo de vencimento. Apesar de tudo sujeita, como se viu, a ser maltratada por populares, que lhe diziam - o que vocês querem é tacho !

De outro modo, tivemos M.F.Leite. Europa ? - é preciso tirar o engº Sócrates do poder! Parlamento Europeu ? - é preciso tirar o PS do poder! Soluções para uma nova Europa ? - nós não queremos apenas reduzir o poder do engº Sócrates; nós queremos é retirar o poder ao engº Sócrates !

E se, apesar das A24 e A25, continuamos longe da Espanha e do resto da Europa, sem o TGV - as nossas fronteiras (talvez mais correctamente barreiras!) serão de facto os Pirinéus!

Temos ainda o BE e Miguel Portas. Só no final da campanha - quando foi cada vez mais evidente o nível elevado de abstenção - se optou por dirigir o discurso contra essa mesma abstenção.
Tarde demais !
Nada se poderá fazer para inverter a tendência, depois de terem feito o possível e o impossível para afastar o eleitorado!

Só Paulo Portas terá uma certa razão para ir amanhã (Sábado) reflectir com os agricultores. Talvez os mais penalizados pela crise e a quem não se deu possivelmente uma maior atenção!

Que a reflexão seja leve para os espíritos portugueses !

O mesmo não se pode esperar para os espíritos guineenses !
Ali, o mais fácil é matar os adversários ! Os militares sempre no centro do furacão! E depois, fazem comunicados a louvarem-se a eles próprios, dizendo simplesmente que se tratou de uma acção para impedir um golpe de Estado.
A Guiné-Bissau já não é apenas um Estado falhado - é sobretudo um narco-Estado !

E a CPLP ( com um Secretário Geral guineense ) deixa correr o marfim !
Assumam de vez a salvação daquele país! Ou então... proponham o seu afastamento! Se for possível...

Sem comentários: