2009-06-08

A POLÍTICA, OS EQUÍVOCOS E OS MEDIA !

AS ELEIÇÕES QUE QUASE TODOS GANHARAM...ESQUECENDO QUEM DE FACTO AS VENCEU !

Quem de facto as perdeu - como aqui tinha escrito há três dias - foram as empresas de sondagens e, por maioria de razão, o PS , partido a quem coube, mais uma vez, governar em tempo de crise ! Como também escrevi há dias, de erros próprios se pode ainda queixar - concretamente de alguns membros da equipa governativa, como Lurdes Rodrigues (não pelas políticas mas pelo modo como não conseguiu explicá-las e pela arrogância), Jaime Silva, Santos Silva e o "Sr. Jamais".

A campanha do cabeça de lista foi má ? Só talvez no caso do BPN ! A questão - a verdadeira questão - é que os portugueses ( tal como a maioria das populações dos países da UE ) estavam toldados pelas crises e só querem saber da UE no que toca a dinheiros ! Debater a Europa não fez parte dos programas. O importante era "castigar" o PS e o seu governo! O problema é que o "castigo" pode ter acontecido cedo demais!

Os políticos serem maus, é um problema que decorre da falta de cultura cívica e política !

Por outro lado - como é natural na lógica partidária - tentou valorizar-se a vitória, sobretudo não a explicando!
O verdadeiro vencedor das eleições - de todas as eleições europeias - foi a abstenção ! Que desta vez, em Portugal, recebeu uma preciosa ajuda dos votos em branco!

Parafraseando Ricardo Araújo Pereira - todos venceram ! O PSD venceu o PS, este venceu o BE que, por sua vez venceu a CDU e esta ( porque vence sempre!) o CDS/PP.

Sem discussão, vencedores foram o PSD - teve mais votos e mais 1 deputado do que o PS; O BE que teve 3 deputados - mais um do que a CDU... e podemos até dizer, perante a expectativa das sondagens, o próprio CDS/PP. O número de deputados é o mesmo, mas desta vez foi por trabalho próprio, não concorreu coligado com o PSD como em 2004.

O que me entristeceu na noite eleitoral, foi verdadeiramente a falta de humildade. Quem vence como venceu ( sem convencer!) não pode manifestar a arrogância que vimos no PSD.

O PSD ainda não ganhou as eleições legislativas! O PSD ainda não governa !
Mas o ultimato dos líderes ao governo de Sócrates até parece dizer que sim !

Chamaram-lhe "inibição" !
Mas, que se saiba, a legitimidade do governo ainda está na Assembleia da República! Ela não foi dissolvida!
Com muita pena minha, devo dizer. O grande facto político, teria sido Sócrates apresentar a sua demissão ao PR e fazer cair o governo, em face da tal inibição do PSD.

Já que os eleitores portugueses que votaram em branco e se abstiveram, provocando a derrota do PS, o governo e o partido no poder deveriam devolver a bola aos mesmos eleitores, pagando da mesma moeda :- castigo com castigo se paga !

Se o governo (embora legítimo ) passa a ser (por vontade do PSD ) apenas de gestão - então, mais valia ter-se demitido, de facto !
Só nessa perspectiva faria sentido a inibição de que fala o PSD.


Sem comentários: