2010-05-20

À VOLTA DE MIM E DO MUNDO !


DO NOVO PASSAPORTE... AOS RECADOS DE MOURINHO, PASSANDO POR JESUALDO E POR SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE !


Mãe, mãe - tenho um novo passaporte ! E este veio do outro lado do mundo! Que felicidade ! Parabéns ao Nuninho, que agora vai passear muito mais. Em abono da verdade, creio que ele tem a consciência de que já está na hora. A "reforma" a isso obriga !

Agora é distribuir. Por quem precisa, é verdade - sobretudo de um sorriso, que a alma também se alimenta. E foi isso que o Nuno ajudou a fazer em Timor, e bem!

Mas há outras gentes, outras terras onde o desporto português é acompanhado com tanta (ou mais) atenção e alegria. Infelizmente ninguém lá foi distribuir bonés e fotografias de atletas. E deveriam ter ido.

Basta atentar na fotografia que se junta. Não houve televisão, não houve palavras de incentivo... mas foram campeãs. E com "dobradinha" ! A foto veio pelo correio... para a Revista Dragões!



Fica à atenção do F.C. do Porto, fica a mensagem para Vítor Baía !

À volta da Selecção de Queirós para o Mundial da África do Sul, nos últimos dias, realce para os constantes disparates. Como aquele a quem subiu agora o vedetismo à cabeça - o Coentrão de Vila do Conde :- é chegar lá e ser campeão !

Talvez muitos não tenham percebido... mas Mourinho, mesmo a pensar na final da Champions, não deixa de estar atento ao futebol caseiro. E quando ele diz... nem com Ronaldo a mil à hora lá iam (à final)... o que todos ouviram e leram foi exactamente isso, como uma crítica ! Mas também deveriam ter percebido que a frase pode funcionar como "incentivo" e motivação para o balneário de Carlos Queirós. É uma ajuda de Mourinho...e de borla ! Que Queirós e todos os seus "meninos" se deixem de frases feitas, frases bombásticas. E que a Comunicação Social não ajude à festa antes do tempo... como tem acontecido noutras ocasiões.

Mas Mourinho, quando for seleccionador, não deve esquecer estes tempos.

Sobre Jesualdo Ferreira. Estou tranquilo, disse no final da época anterior que ele e o FC do Porto não deveriam manter o vínculo. Havia muito mais responsabilidade e maiores riscos. E o barco não aguentou uma simples onda vermelha relativamente mais forte. Com ajuda externa - é um facto - mas com maior equilíbrio do que em épocas anteriores. Jesualdo não deveria, pois, ter continuado. Apesar de todos os seus méritos. E fez mais do que podia e sabia.

E agora ? Diz-se que vai sair, já passou o ciclo. Mas é exactamente agora, que ele já tem uma ideia concreta da "nova" equipa, que não deve sair. As pressões são muitas, mas a próxima época vai começar mais cedo... e o tempo já não sobra, para mudanças. Pelo menos muito profundas. Seria como começar de novo!
Por isso, o que eu penso é que Jesualdo - conhecedor dos cantos da casa - deve manter-se no clube, mesmo que em funções de outro nível, mas sempre ligado à equipa principal , a todo o futebol do clube. Mesmo com um treinador "novo" !
Penso...e tenho dito!





Sem comentários: