2014-03-22

PORQUE É SEMPRE PRECISO UM OLHAR INFORMADO!...........




UMA JANELA PARA O MUNDO

Depois de confrontado com um sol radioso ao abrir da dita, veio ao meu encontro este recente olhar de Ramos Horta sobre a Guiné-Bissau: o país “é um oásis de tolerância num continente onde há muitos problemas étnicos e religiosos”. E citou como exemplo apenas a Nigéria, a República Centro Africana, o Mali e a Somália. Porque há mais!
            E porque há mais – alguns já mereceram mesmo que tivesse aqui aberto a janela- faz-me lembrar a ligeireza com que os media [sobretudo europeus e aqueles que mais notam e sentem o correr do tempo] tratam certos assuntos. E mesmo os que se dizem especializados! Sempre houve a errada forma – por ignorância de quem escreve ou por uma visão eurocêntrica e deformada – de tudo ver com os “olhos de cá”.
            Na Guiné-Bissau, realçou Ramos Horta – que é o enviado da ONU para acompanhar o processo de transição [mais um] no país – não há guerra, apesar dos problemas causados pela elite política ou classe castrense. Fica o registo de que as eleições de Abril, se o processo chegar ao fim, possam decorrer de forma pacífica e consequente. Para isso, diz Ramos Horta, a comunidade internacional deveria estar mais atenta aos gestos de moderação, paz e serenidade dos Chefes Religiosos.
A.B.    



Sem comentários: