2014-05-18

MANHÃ DE PRAIA…


Foto de A.Bondoso

MANHÃ DE PRAIA…
…enquanto a época não dá o sinal de partida de tantas gaivotas à deriva.

Batiam as pontas dos ciclos da rádio às onze…quando espraiei os olhos pelo extenso areal da Sereia da Costa Verde. Voltar a por os pés na areia – quanta felicidade! – antes de aproximar o corpo da gélida mas límpida água desse mar imenso que é o Atlântico, acima e abaixo do Equador.
O ritual de montar o chapéu-de-sol, estender a toalha sem ser necessário acotovelar os vizinhos com crianças ou hesitar na escolha de um lugar ao sol – mais um metro para a direita, dois passos à retaguarda.
Foi um final de manhã de céu azul…e as ondas a quebrar depois de levar às costas os aprendizes de surf. Que bom que é partilhar o sol, a presença da companheira de uma vida, um gelado refrescante e temperar a sede com um pouco de água engarrafada no Caramulo, no Gerês ou na Serra do Fastio.
E os pormenores de quem está…ou um biquíni apertado ou uma ausência do top, um banho de muitas cores a lembrar que a minha música é sempre o mar:

A MINHA MÚSICA...É O MAR! (A Publicar).

Planto-me em frente ao mar
Até que as raízes me apertem definitivamente.

Mas o meu desejo é estar ali
Dentro dele
Com todos os membros do corpo a pulsar
Vivos, agitados, refrescados
Ora nadando – combatendo pelo espírito 
Ora deixando-me ir como um náufrago em abandono. 

Foi do mar que alguém chegou antes de mim
Foi por ele que naveguei todo o meu tempo
É nele que me entendo e me respeito
Ouvindo sons aconchegantes de harpas e violinos!
=========António Bondoso (A Publicar)
António Bondoso
Maio de 2014


Sem comentários: