2014-12-24

E PRONTO! MAIS UM NATAL...


E pronto!
É um Natal a correr…não atrás das renas, que até são animais simpáticos e simbolizam a entrega/oferta de “presentes”, com o objetivo de nos transmitir alguma alegria – pelo menos nesta altura do ano, mas sobretudo um Natal que se sente num correr desenfreado em busca de tranquilidade que nos foi sendo retirada/roubada nos últimos anos da vida desta “colónia” de uma Europa alemã amplamente anunciada.
Não aceito nem me resigno perante a situação que nos criaram, sem nos consultar – no que diz respeito à UE ultraliberal [na onda dos mercados da alta finança] – mas também estou ciente das dificuldades que o combate nos apresenta. Mais ainda com a resignação que sinto ser maioritária neste povo materialista. Como é possível que os “ricos” gastem, num tempo como este, cerca de 9 mil euros em prendas – quando uma grande parte nem sequer tem dinheiro para comer uma sopa quente. Felizmente ainda há instituições de voluntariado solidário.
A tranquilidade que busco, portanto, passa particularmente por ter a sorte de poder partilhar as ideias do Papa Francisco – primeiro em relação à “Igreja”, depois no que respeita à sociedade. Uma sociedade complexa e muito dividida, mas que é preciso entender e fazer entender. Pelo exemplo! Tudo isto exige certamente um ritmo menos acelerado…mas o correr do meu Natal tem a ver igualmente com a urgência de fazer chegar aos meus amigos – e aos amigos dos meus amigos – a certeza de uma atitude baseada na honestidade, na sinceridade, na simplicidade e na solidariedade. A “verdade” – de que muitos falam e não praticam – é outro conceito. Múltiplo de significados…e, por vezes – quantas! – escrito e falado ao sabor das conveniências. Há verdades convenientes e outras inconvenientes, claro! E de ambas talvez esteja o “inferno” cheio – tal como os arrependidos! Mas eu continuo a correr, um Natal atrás de outro Natal, sem esquecer o objetivo essencial que é correr pela minha tranquilidade. Na alma, no coração, no cérebro, nos membros que dão vida a esses passos de corrida nesta maratona que é a vida. Com valores, com princípios, com uma postura de coluna vertebral – mesmo que a dita sofra já de algumas hérnias discais.
Um abraço do tamanho do Mundo
António Bondoso   

Foto de A.Bondoso
António Bondoso
Jornalista.
Dez. 2014 

Sem comentários: