2014-12-07

PARABÉNS DR. MÁRIO SOARES


***** 90 ANOS DE UMA VIDA CHEIA.

Um abraço de parabéns ao Dr. Mário Soares, ex-Presidente da República mas ainda grande e corajoso combatente político - pois é isso que faz dele um grande homem.
Foi com ele que a política se afirmou nos meus ouvidos e na minha consciência por via do seu exílio/degredo em S.Tomé - onde defendeu (pro bono) dois funcionários acusados e cujo julgamento, pela sua atitude, foi influenciado politicamente; foi sobretudo a sua combatividade que me motivou (ainda antes da Ala Liberal de Sá Carneiro e de Pinto Balsemão), mas tive o privilégio de o acompanhar na Presidência Aberta de Viana do Castelo (vindo-me à ideia o seu contacto com os pescadores e um almoço informal de arroz de cabidela do qual não esqueço alguns pormenores curiosos); com ele me cruzei de novo em Macau, na inauguração do Aeroporto, e acompanhei a sua viagem a Tóquio, já no âmbito da Comissão Internacional dos Oceanos que Mário Ruivo dinamizou por indicação da ONU. Mais recentemente, tive a oportunidade de lhe oferecer em Moimenta da Beira dois dos meus livros: "DA BEIRA! Alguns Poemas e Uma Carta Para Aquilino" - o MESTRE que ele admirou, como se sabe; e SEIOS ILHÉUS - como que uma recordação simbólica do tempo que passou em S. Tomé.
Deixo para mais tarde outras "recordações" de um Homem a quem a Democracia Portuguesa e os portugueses ficam a "dever" uma importante quota-parte.

António Bondoso
Jornalista

Sem comentários: