2014-12-27

PARTIR SEM ESQUECER...



Luísa Teixeira, que eu conheci em S. Tomé e Príncipe, partiu ontem em busca do seu espaço de tranquilidade na sideral dimensão. Mãe da Mena, da Nanda e da Graça, Luísa foi Professora nas Ilhas do Meio do Mundo e partilhou com Fernando Teixeira mais de 70 anos de vida, resistindo pouco mais de três anos à ausência das alegrias e das emoções em comum, pese embora a companhia permanente das filhas.
Como eu escrevi em tempos, a partida não significa obrigatoriamente mágoa. A dor é forte, muito, segue-se um luto inquieto mas a vida encarrega-se de normalizar o circuito. É a vida e é a morte nesta relação constante em que uma não se queixa e a outra deixa correr, violinos a tocar e um piano de cauda, melodia harmoniosa de um mundo sempre agitado, um vai e vem sem recurso, uma agenda sem os dias a contar coisa nenhuma, um marco de nenhures como sinal inventado, nunca a terra nunca o sol e nunca a lua souberam, é a vida e é a morte…
De e sobre Luísa Teixeira está fresca a minha memória. Pela simples razão de – a propósito da sua relação com outra Professora, D. Maria de Jesus – me terem lembrado a sua ação em favor do ensino e da instrução junto da comunidade piscatória da zona do Pantufo. Que perdure a memória, num forte abraço e no carinho que aqui deixo à Mena, à Nanda e à Graça.
António Bondoso.   


António Bondoso
Dez. de 2014

Sem comentários: