2015-04-10

OS CRIADORES NÃO TÊM IDADE… 

Foto de António Bondoso

OS CRIADORES NÃO TÊM IDADE…
…Nem tempo, nem lugar, pois o seu mundo é um sonho permanente. E acontece muitas vezes deixarem um espaço vazio antes do tempo sonhado.
         Antónia Xavier, natural de Morais – Macedo de Cavaleiros, diplomou-se em pintura em 1977 na Escola Superior de Belas Artes do Porto. Tinha então 27 anos de idade e viria a trabalhar apenas 18, deixando de criar com a tenra idade de 45 anos. 


Foto de António Bondoso

Partiu portanto jovem, passaram há dias vinte anos, interrompendo uma veia de criatividade que a manteve no sonho em cada ano de atividade, apresentando-se na Amadora, em Bragança, Chaves, Coimbra, Estoril, Gondomar, Porto, Vila Nova de Famalicão e V.N. de Gaia, fazendo parte de várias coleções particulares em Portugal e no estrangeiro.
         Diz quem partilhou a sua vida – o Manuel Xavier – que a Antónia sentia prazer em viver, possuía uma simpatia contagiante, sorriso fácil, bondosa, solidária, boa conversadora. Nela, tudo era belo e fascinante, bebendo encanto em tudo o que a rodeava. Gostava de animais, de pássaros, de flores, de crianças e de velhos. 

Foto de António Bondoso
            E nada era a preto e branco. Tudo via com muita cor. Exatamente o que eu observei agora, na Exposição individual IN MEMORIAM, patente na Capela de S. Tiago do Convento Corpus Christi, em Vila Nova de Gaia e que encerra hoje ao público.
         Foi uma forma carinhosa de assinalar a efeméride, partindo do Manuel Xavier e recolhendo o apoio da Câmara, dos familiares e amigos. O testemunho artístico de Antónia Xavier permanece colorido.
António Bondoso
Jornalista 

Sem comentários: