2018-04-27

25 DE ABRIL 2018 - CRONOLOGIA
O DIA SEGUINTE: 


Manhã emotiva e interessante na Biblioteca do Agrupamento Escolar D. Pedro I, em Canidelo – Vila Nova de Gaia – onde se falou do 25 de Abril de 1974, suas causas e consequências. Designei eu esse acontecimento como O GOLPE DOS 4 DÊS: Derrubar o Regime, Descolonizar, Democratizar e Desenvolver. Acrescentei apenas um “dê” aos 3 mencionados no programa do MFA que, porventura, terão ido buscar a ideia a uma tese de Medeiros Ferreira – apresentada no Congresso da Oposição Democrática de 1973 em Aveiro. E lembrei que o meu 25 de Abril aconteceu na fase final do meu “serviço militar” em S. Tomé e Príncipe, no Quartel do Aeroporto, quando ouvi pela emissão de Onda Curta da BBC a notícia de movimentações militares em Lisboa, pouco passava das quatro da madrugada. O passarinho cantou…depois da senha Grândola Vila Morena, na voz de Zeca Afonso.
         Foi lá que tive o prazer de conhecer o hoje Almirante Cavaleiro Ferreira e o agora Coronel José Maria Moreira de Azevedo – delegados da Junta de Salvação Nacional e do MFA. Sobre o primeiro, recordo particularmente as noites passadas na Rádio a tentar perceber o que se ia passando em Portugal. E depois, até um pouco de pedagogia política sobre os termos em voga: democracia, liberdade, autodeterminação, independência. Também não me esqueci de referir que, em 1968, foi para S. Tomé que Salazar deportou Mário Soares, depois de prisão pela PIDE, sem culpa formada. 



PARA QUE FOI FEITO O 25 DE ABRIL?
A desilusão deste «dia seguinte» veio já ao fim da tarde, quando tomei nota da decisão de devolver – embora de forma faseada – os cortes que os políticos haviam sofrido nos seus vencimentos durante o tempo da «Troika». E os cortes das reformas quando serão devolvidos? Foi para isto que se fez o 25 de Abril?


António Bondoso
Jornalista
26 de Abril de 2018


Sem comentários: