2018-06-11



A EUROPA E OS CAFÉS...DO PORTO!
Há uns anos, não muitos, elaborei um pequeno ensaio sobre a "Ideia de Europa", partindo da «definição» de George Steiner sobre o culto dos Cafés.
Hoje, baseado num destaque do JN sobre o GUARANY, criado em 1933, regresso à ideia. Para lembrar que o Guarany era conhecido como o Café dos Músicos, mas era igualmente ponto de encontro de conhecimento e de debate de ideias. Hoje não tem "orquestra"...mas ainda tem um piano.



«A Europa é feita de cafetarias, de cafés. Estes vão da cafetaria preferida de Pessoa, em Lisboa, aos cafés de Odessa frequentados pelos gangsters de Isaac Babel. […] Desenhe-se o mapa das cafetarias e obter-se-á um dos marcadores essenciais da ‘ideia de Europa’»
                                                                                     GEORGE STEINER, 2005

            Se esta ideia de Steiner fosse a única – e determinante – não haveria dúvidas de que Portugal se encontraria na primeira linha da construção europeia. Temos, de facto, uma cultura de “cafés”, quer seja numa grande cidade, quer seja na mais recôndita aldeia do interior. Mas só isso não basta. Todo o processo foi e é muito mais complexo e para o qual o povo não foi consultado. O que, em boa verdade, agora já não importa. Decisivo, seria ter, apresentar, defender e liderar uma visão estratégica de futuro. Que passa por uma cidadania percebida e assumida…mas também ouvida!
                                      


              Veja aqui, parte da História do Guarany...contada no JN: 


========== 
António Bondoso
Jornalista
Junho 2018



Sem comentários: