2018-08-01

Não menosprezem a Teodora. Este é um aviso sério…logo agora que eu atingi as setecentas publicações no meu blogue. Não é que eu faça disto uma festa e deite foguetes. O blogue chama-se «Palavrasemviagem» e, como tal, a pressa não é um atributo. A escrita tem o seu tempo.



A propósito do BE vomitou-se ética por aí. Depois discorreu-se sobre o co1mbate aos incêndios com mangueiras obstruídas da GNR. Bastaram poucos dias para tudo se (re) compor com a cátedra do Passos e com o futebol de novo – agora proeza dos Sub-19. E, de repente, à «inteligência» dos nossos média escapou o terrível aviso da Teodora a propósito da depressão, ou recessão, que não vai demorar cinco anos.
A TEODORA É MESSIÂNICA? NÃO…diz apenas o que os «Donos Disto Tudo» pretendem. O FMI disse uma, duas, três vezes…mas isso não chega. A “proximidade” é muito mais intensa. E quando soam as campainhas do Conselho das Finanças Públicas…é música para os nossos ouvidos.
Os donos disto tudo – a alta finança – ligam tudo no mesmo circuito e sabem gerir o dinheiro. Ora tiram aqui para emprestar (?) ali…como e quando lhes convém. O défice, ou melhor…o (des) controlo do défice (e por mais que digam que não) está intimamente ligado à recessão. E desta à chamada bancarrota é um passinho. Depois aparece uma «Troika», os chamados agiotas, e dizem que vieram para salvar a situação. Selecionam a dedo os países e as regiões. E os seus «homens de mão», normalmente os políticos da direita empedernida, fazem eco desse medo anunciado. Pelo meio, acontecem as chamadas oscilações climáticas – que eles negam – provocando amiúde catástrofes de um sentido trágico incomensurável.
E a Grécia, acabadinha de sair do pomposo Procedimento Por Défice Excessivo, tal como Portugal em 2017, viu-se agora confrontada com uma tragédia terrível. Semelhante à que atingiu Portugal o ano passado. Mesmo que as pessoas já tenham esquecido…«eles», os Donos Disto Tudo, a Troika, a Alta Finança, encarregam-se de lembrar a «populaça».
E depois, para distrair, acrescentam – ou fazem acrescentar – uns pozinhos para emprestar alguma graça. Por exemplo…a água em Marte. Mas há mais:
Ex-assessor de Trump cria grupo para enfraquecer União Europeia
Steve Bannon, ex-estrategista político do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o ativista anti-UE Raheem Kassa criaram uma organização política com sede em Bruxelas com o objetivo de enfraquecer e, por fim, paralisar a União Europeia, disseram os dois à Reuters.

Perseguições, torturas e assassinatos: a direita avança na Colômbia

O presidente recém eleito da Colômbia, Iván Duque, fez sua campanha com base no discurso de ódio contra a esquerda e os movimentos sociais. Mais de uma vez afirmou que faria ‘trizas’ [deixaria em farrapos] do Acordo de paz com as Farc. Ele nem chegou ao Palácio de Nariño e a direita já avança sobre os movimentos sociais com perseguições, torturas e assassinatos.
E a Venezuela? Por favor, não deixem cair em saco roto as premonições da D. Teodora Cardoso. Não se queixem.
António Bondoso
Jornalista
Julho de 2018

Sem comentários: