2018-08-07


UM LIVRO DE VEZ EM QUANDO… NESTE ANO DE 2018 [3].
A ALMA DE UM POVO…ou de como as memórias publicadas/partilhadas podem ajudar «um povo de fé e um povo de trabalho», a encontrar ajuda e motivação para, valorizando o passado, trilhar caminhos de futuro sustentado. 


Pe José Salvador, Lurdes Jóia e Teresa Adão

A ALMA DE UM POVO…ou de como as memórias publicadas/partilhadas podem ajudar «um povo de fé e um povo de trabalho, um povo de paz e de respeito, um povo de saudade e de gratidão, um povo que ama o seu passado histórico, um povo de partilha e solidariedade, um povo de migração» a encontrar ajuda e motivação para, valorizando o passado, trilhar caminhos de futuro sustentado. O povo a que se refere o Pe. José Salvador, que prefaciou o livro de Lurdes Jóia – editado pelas Edições Esgotadas – é o povo da freguesia de Castelo, concelho de Moimenta da Beira.
         Ao apresentar a obra da «castelense» Lurdes Jóia, o Padre José Salvador identificou há dias o problema da desertificação – e dos principais apêndices – como uma das grandes causas do esquecimento. Do fecho da «escola primária», com duas salas cheias de crianças, à diminuição – para mais de metade – dos que têm vindo a frequentar a catequese em Castelo, José Salvador autorizou-se a pedir aos castelenses, não só de nascimento, para que regressem sempre e passem aos seus filhos a «cultura» da terra: toda a história, com as suas tradições, os seus costumes, os valores humanos e patrimoniais. 

Lurdes Jóia, também em dia de Aniversário

Lurdes Jóia – ela própria um antigo produto da emigração – praticamente responde ao apelo do Padre Salvador expondo boa parte da sua vida privada neste «estudo» [pois de um “estudo” se trata, embora não referenciado como tal] sobre Castelo. E depois, inclui o que de mais significativo existe sobre lendas, contos e história dos monumentos da freguesia. No fundo, a autora escreve sobre as vivências e sobre a herança de um povo cuja alma tem raízes «nas vozes do tempo». Apesar de todas as transformações, as que melhoraram e as que subtraíram, Lurdes Jóia diz que a essência da «aldeia» é a mesma, a alma permanece intacta. E a sua riqueza provém dos corações das pessoas, que são de uma simplicidade única.
         Numa região da Península (Ibérica) que os Mouros dominavam até ao Douro, diz a autora que apareceu na segunda metade do séc. IX uma povoação que recebeu o nome de Santa Maria de Lobazim, mais tarde dividida em duas aldeias – Castelo e Nagosa – ambas incorporando hoje o concelho de Moimenta da Beira. Embora não referenciando as suas fontes, Lurdes Jóia acrescenta que, no séc. XIII, o nome de Lobazim «começou a ser substituído por Castelo, de onde os frades de Salzedas recebiam muitos foros de pão, vinho, cera, cabritos e dinheiro», situação que se verificaria ainda em 1598. E refere que ainda existe a casa onde moravam estes frades em Castelo.
         A autora, que fez publicar em 2015 o seu primeiro romance O universo do amor o poder da paixão e que hoje reside e trabalha em Braga, fez notar na sua dedicatória ao meu exemplar do seu livro agora em apreço «CASTELO - A ALMA DE UM POVO»…que o sonho seja uma constante da vida! É esta ideia que Lurdes Jóia destaca igualmente já na parte final da obra quando escreve que a natureza «tem pensamento, tem o seu mistério, é o mistério da vida, (…) é uma constante da vida, a vida de uma aldeia, a alma de uma terra. Da minha terra…». Feliz da terra que encontra alento no esforço dos seus filhos. E que a alma se eleve Lurdes Jóia. Um abraço do                    
António Bondoso


Parte da assistência no Salão Nobre do Centro de Dia de Castelo

António Bondoso
Jornalista
Agosto de 2018. 


Sem comentários: