2019-09-21


 LINHA DO DOURO…merece um comboio melhor! 
Não para «turista ver» mas para gáudio e prazer dos utentes de todos os dias!


O que é um comboio melhor? É por exemplo ter carruagens limpas, embora modestas – sabendo que o Douro é uma zona turística de grande impacto. É por exemplo ver os vidros das janelas minimamente limpos, não para que os utentes possam conseguir boas fotografias mas para melhor apreciarem a paisagem magnífica. É por exemplo ter as grades, nas quais se deposita a bagagem, em condições mínimas de conservação e com os parafusos devidamente apertados, para não termos o incómodo de um barulho ensurdecedor e ter que presenciar os passageiros a tentarem colmatar a deficiência com a aplicação de papel ou cartão dobrado a servir de cunha.
         O que se pede a quem de direito é atenção à limpeza. Das carruagens, como disse, mas igualmente das estações onde param os comboios. Na da Régua, por exemplo, há muitas ervas a desfear o espaço de rara beleza e há objetos em degradação absoluta a merecer a intervenção urgente de arquitetos paisagistas. 


         Já nem peço que a linha seja eletrificada. Teríamos eventualmente um comboio menos poluente e mais cómodo, mas não seria a mesma coisa! Tal como já nem peço a instalação de uma via dupla. O comboio seria mais rápido, sem dúvida, mas não teria o mesmo encanto!
         O que é um comboio melhor? Uma composição a merecer seguramente a existência de um «bar», um espaço acolhedor e sem luxos. Talvez não para servir refeições – o percurso não é assim tão longo – mas para que os passageiros, turistas ou não, possam apreciar a paisagem única, saboreando por exemplo um «porto tónico».
         E depois, viajar na linha do Douro não é só ver as uvas ao alcance da mão e o rio a dois metros do comboio mais os barcos que ali navegam. É também olhar os montes e perceber o encanto da vida nas e das encostas, para além de saber que a vida de muitos que ali habitam nunca é fácil. Sempre foi dura, como sabemos de Torga!
António Bondoso
Jornalista
Setembro de 2019. 




Sem comentários: