2008-07-15

QUEIRÓZ ACIMA DA MÉDIA (E DOS MEDIA) !!!

DE VEZ EM QUANDO...

De vez em quando, temos gratas surpresas na Comunicação Social. Como aquela do Prof. Doutor Artur Anselmo no "Prós e Contras" da RTP-1. "Partiu a loiça" toda e tornou vivo um debate que deixava adivinhar o habitual ambiente tépido, morno e pouco assumido. Da falta de auto-estima até à preguiça de avaliarmos, projectarmos e executarmos as "nossas políticas", Artur Anselmo colocou o dedo nas feridas dos portugueses. No "improviso" é que somos bons ! Não é que esse sinal seja um mal em si mesmo. O que é preciso é debate de ideias - não é obrigatório que tudo mereça consenso !

Apesar disso, não posso deixar de notar o "grande consenso" à volta da figura de Carlos Queiróz para o cargo de seleccionador nacional de futebol. E, em primeiro lugar, a firmeza e o compromisso de não falar antes de tempo, mantendo serenidade e colocando os "rapazes dos media" no seu lugar. Não foi por modéstia ou arrogância, não foi por cobardia e falta de carácter - "qualidades" do seu antecessor. Apenas por uma questão de bom senso ! Tendo, inclusive, o cuidado e a responsabilidade de lembrar, com simpatia, o compromisso aos rapazes do microfone. Mas, no meio do consenso, tenho a perfeita noção do silêncio de muitas "víboras" - aguardando pacientemente um eventual deslize de Queiróz. No que me diz respeito, votei e voto no novo seleccionador, independentemente dos resultados que vier a conseguir. Ele (de entre os que se "perfilaram" ou foram "perfilados" pelos media - sabendo que Mourinho estava de fora) é o mais capaz para desempenhar o cargo. E é honesto ! Por outro lado, não precisa de fazer promessas - as pessoas acreditam ! O seu regresso, "obriga-me" a regressar também ao "seio" dos adeptos da selecção portuguesa.

Mas para um "em alta", logo aparecem meia dúzia de figuras "em baixa".

Como por exemplo, o político dirigente da Liga. Não teve pejo em desviar as críticas para o CJ da FPF ( de que é vice-presidente!) - esquecendo a "vergonha" da injustiça do seu CD, que julgou pressionado e com base em mentiras de uma investigação mal feita. Por incompetência ? Talvez mais pelo jeito de fazer "jeitos" !
Irresponsáveis foram só os elementos do CJ ? E quais ? Foi pena não ter dito. Mas as pessoas de bem e amantes do "direito" e dos direitos sabem bem a quem HL se estava a referir. Ou então - como explicar (à semelhança do seu par perfeito da FPF) que tivesse feito fé nas ilegais decisões do grupo dos "cinco" ? Dar andamento a um processo, antes das anunciadas providências cautelares e antes de concluído o parecer do Prof. Freitas do Amaral ? Triste figura, a dos dirigentes da FPF e da Liga. Mesmo com dúvidas, não se coibiram de tomar partido ! Para quê o parecer de FA ? Mesmo sabendo não ser vinculativo... para quê o show ?

Certamente para influenciar o TAS e a UEFA de Platini. Ou terá sido com medo a uma eventual reacção do sr. Vieira ?

E lá vem de novo o sentido negativo dos media !

Títulos : --- advogados de Benfica e Vitória de Guimarães saíram satisfeitos da reunião com os juízes do TAS. Sete horas de audiência é que "foi uma maçada" !

Mas logo ao lado : --- Benfica, ataca forte e feio a UEFA e o FC do Porto. A UEFA navega nas contradições dos seus próprios estatutos. TER-SE-ÃO ESQUECIDO QUE O "TAS" SE REGE POR PRINCÍPIOS DE DIREITO ? Pelo menos tem essa "obrigação" !

E depois, as críticas que não se coibiram de dirigir a um jogador romeno, acabado de chegar ao estágio portista na Alemanha. Por ter virado a cara aos repórteres ! ESTAVAM À ESPERA QUE ELE DESSE, LOGO ALI, UMA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA ? Antes disso, talvez devessem dar mais atenção ao nome correcto do jogador : --- Para uns é SAPUNARU, mas para outros é Supanaru ou mesmo Sapuranu. Organizem-se !

Sem comentários: